Clínica Geral

Brucelose: conheça sintomas e veja como prevenir e tratar

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

Causada pela bactéria Brucella, a brucelose é uma doença transmitida dos animais para os humanos por meio do consumo de carne contaminada, que esteja mal cozida, e alimentos à base de leite caseiro não pasteurizado (como queijo, por exemplo).

Também é possível ser contaminado pela inalação, já que a bactéria pode ser espalhada no ar, ou pelo contato direto com os dejetos ou secreções do animal que esteja contaminado. Poucos casos de transmissão humana, de pessoa a pessoa, foram registrados.

brucelose

Carne mal cozida oferece um grande risco de contaminação pela bactéria. Foto: iStock, Getty Images

Brucelose é comum onde há animais

A brucelose é mais comum em pessoas que trabalham diretamente com animais, como fazendeiros, agricultores, produtores de leite e queijo, profissionais de matadouro, biólogos ou médicos veterinários. O risco é muito maior em áreas com grande concentração de bichos, como sítios de criação.

A doença tem cura, sendo que o tratamento inicia logo após o diagnóstico. O processo de eliminação da bactéria é feito com uso de antibióticos em longo prazo.

A brucelose tem duas fases de manifestação. Na fase grave da doença, os sintomas incluem: calafrios, febre alta, suores à noite, cansaço, sensação de fraqueza, fadiga, dores de cabeça e dores musculares.

Os sinais da infecção podem evoluir com o tempo, levando a um estágio crônico. Nesse caso, pode ocorrer uma grande perda de peso, dores nas articulações e febre constante.

Prevenção da brucelose

A ingestão de leite e derivados que passaram pelo processo de pasteurização é a principal forma de prevenir a brucelose. A bactéria só está presente em alimentos que estão mal preparados ou cozidos.

Além disso, evitar o consumo de carne mal cozida e alimentos que derivem do leite e estejam crus é bastante importante. Para quem trabalha com animais, o uso de luvas, aventais, máscaras e óculos de proteção para os momentos de parto, procedimento cirúrgico ou óbito é fundamental.

A vacinação das fêmeas contra a doença evita que elas fiquem doentes e contaminem outras pessoas. A vacina deve ser feita por um veterinário, já que pode transmitir a doença em caso de uma administração errada da dose.

Tratamento não conta com vacina para humanos

O tratamento da brucelose é feito com o objetivo de reduzir a febre, as dores de cabeça, o mal estar e as dores musculares. Durando cerca de 2 meses, são administradas combinações de antibitóticos, como o Doxicilina e o Rifampicina, que devem ser receitados após um diagnóstico médico.

Não existe uma vacina contra a doença que possa ser aplicada em humanos. Apenas as fêmeas dos animais recebem a vacinação. Os sintomas costumam diminuir logo no começo do tratamento, porém a cura dificilmente chega antes das 8 semanas.

Um novo exame de sangue deve ser feito para confirmar a melhora. Os sintomas, no entanto, podem persistir por meses caso a doença não tenha sido tratada de forma correta, mesmo que a bactéria tenha sido eliminada do organismo.

Se não for devidamente cuidada, as complicações da infecção podem ser apresentadas através de anemia, artrite, meningite, inflamação no sistema nervoso, infecção do baço e do fígado, inchaço dos testículos, endocardite (infecção do revestimento interno do coração) e, até mesmo, hepatite.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!