Clínica Geral

Gastrite enantematosa: conheça essa doença e veja como tratar

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

A gastrite enantematosa é uma inflamação na parte interna da parede estomacal, na qual há um ferimento na mucosa. A má alimentação, o uso excessivo de remédios anti-inflamatórios ou de aspirinas, doenças autoimunes, infecções causadas por bactérias, e até mesmo o alcoolismo, podem causar esta inflamação.

Enjoos e dores podem indicar gastrite enantematosa

Entre os sintomas estão o inchaço na região da barriga, enjôos, indigestão, gases, falta de apetite e dor de cabeça. Sendo que o principal deles são as fortes dores abdominais, ou na boca do estômago, que dão a sensação de queimação, principalmente quando alimentos mais ácidos, como o abacaxi, são ingeridos.

gastrite enantematosa

Complicação no estômago tem cura, mas exige disciplina. Foto: iStock, Getty Images

Diagnosticando o problema

Os sintomas da gastrite enantematosa podem ser confirmados por meio de uma endoscopia digestiva alta (EDA). Este exame é feito com um aparelho em forma de tubo longo, fino e flexível, que tem uma câmera de alta definição acoplada em sua extremidade, chamado endoscópio, e que filma o intestino delgado.

O aparelho é colocado pela garganta do paciente e levado até o estômago. Para que o médico tenha melhor visualização da mucosa, o endoscópio possui luz própria e é capaz de aspirar e liberar água para limpar possíveis resíduos que estejam atrapalhando a observação direta do intestino.

Para realizar o procedimento, o estômago do paciente deve estar vazio, por isso ele não poderá se alimentar por quatro a oito horas antes da realização do exame – o tempo será definido pelo médico. A ingestão de água e outros líquidos é permitida apenas até duas horas antes. Estas precauções evitam que o paciente vomite durante o exame.

A endoscopia pode ser feita com ou sem sedação. Geralmente analgésicos e sedativos leves são suficientes para que o exame seja realizado. Sprays anestésicos também são colocados na garganta do paciente para que o aparelho entre facilmente. Muitas pessoas dormem durante o procedimento.

O exame dura cerca de 20 minutos, e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. Alguns desconfortos podem ser sentidos após a endoscopia, como dor na garganta, falta de concentração e distensão abdominal. Porém, os sintomas são temporários e ocorrem devido ao efeito dos sedativos.

Como tratar a gastrite enantematosa

Após a realização da endoscopia, e sendo diagnosticado o caso de gastrite enantematosa, começa o tratamento orientado por um médico gastroenterologista ou clínico geral. Os procedimentos que serão realizados vão depender das causas da doença.

Se ela estiver sendo causada pela bactéria Helicobater Pylori, medicamentos como antibióticos deverão ser utilizados para que ela seja eliminada. Caso contrário, a gastrite enantematosa pode voltar com o tempo. Se a causa for outra, remédios inibidores de bomba protônicas são uma opção.

O principal objetivo do tratamento é diminuir a acidez no estômago, por isso alguns hábitos alimentares devem ser alterados. Respeitar os horários das refeições, e não eliminar as principais, como o café da manhã, o almoço ou o jantar, é essencial.

Além disso, comidas ácidas, gordurosas e com grande quantidade de cafeína precisam ser diminuídas, ou até mesmo eliminadas, do cardápio. Mastigar bem, não fumar nem consumir bebidas alcoólicas, e não tomar remédios sem a prescrição médica também colaboram no tratamento da gastrite enantematosa, que tem cura.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!