Clínica Geral

Síndrome de Fournier: conheça as causas, sintomas e como tratar

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

Causada por uma infecção bacteriana na região genital, a síndrome de Fournier é uma doença rara com maior incidência em homens, crianças e idosos com quadro clínico debilitado, contudo também pode ocorrer em mulheres de qualquer idade. É uma doença que tem cura e não é contagiosa.

Sintomas e causas da síndrome de Fournier

Essa infecção provoca a morte de algumas células, por conta disso a região atingida tende a ficar com cheiro ruim, inchada e com a pele escura. Outros sintomas da síndrome de Fournier são dores intensas e hipersensibilidade nas genitais; vômitos; febre; fadiga; e alterações mentais.

síndrome de fournier

Região genital é afetada por esta doença que atinge mais os homens. Foto: iStock, Getty Images

A doença é causada pela proliferação da bactéria E. Coly e de outros microorganismos. Sua ocorrência está relaciona a fatores como:

  • Falta de higiene
  • Obesidade mórbida
  • Trombose e má circulação sanguínea na região genitália
  • Lesões com formação de hematomas
  • Diabetes
  • Pregas na pele que acumulam bactérias
  • Cirrose, por conta do excesso de consumo de drogas e bebidas alcoólicas
  • Alta ingestão de remédios antibióticos.

Diagnóstico e tratamento

Por ter sintomas com fácil percepção de anormalidades clínicas pelo paciente, a síndrome de Fournier é diagnosticada geralmente no início. O histórico dos hábitos e doenças do portador será avaliado pelo médico, que também deverá solicitar exames físicos para diagnosticar a infecção.

Procedimentos como a apalpação da região atingida, além de hemogramas, testes de função renal, eletrólitos, ultrassonografias e tomografias computadorizadas também podem ser utilizadas. A sensibilidade da pele, e os tecidos moles da região, serão analisados pelo médico.

O tratamento da doença é realizado com o auxílio de antibióticos, como a amoxililina, penicilina, clindamicina, cefalosporina e metronidazol. Esses medicamentos poderão ser consumidos via oral (em comprimidos) ou via injetável (em injeções na veia).

É primordial que todos os medicamentos sejam indicados por um médico urologista, no caso dos homens, ou ginecologista, nas mulheres. Para atingir resultados satisfatórios, o tratamento deve ser seguido à risca, e o uso de automedicações pode piorar consideravelmente o quadro clínico do paciente.

Se descoberta precocemente, e tratada de maneira adequada, a síndrome de Fournier tem prognósticos favoráveis, com elevadas chances de cura. Procedimentos cirúrgicos são necessários apenas em casos mais avançados da doença.

Para evitar que ela se espalhe por outras partes do corpo, será retirado o tecido morto por meio da cirurgia. Nos diagnósticos mais complicados, o intestino e a bexiga podem ser comprometidos, e o uso de bolsas para recolha de urina e fezes será necessário.

Quando a infecção atinge a região dos testículos, de modo que não há como reverter o quadro com o uso de medicamentos, a operação é inevitável, e o órgão removido. Alguns homens podem precisar de acompanhamento psicológico para aceitar esta mudança no corpo.

Prevenção contra a síndrome de Fournier

A prevenção contra a síndrome de Fournier é feita principalmente com a higiene da região genital. Pessoas com predisposição à doença (diabéticas, obesas, consumidoras de álcool e drogas) devem realizar visitas periódicas ao médico para evitar a proliferação de bactérias que causam esta infecção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!