Dica do Nutricionista

Batata yacon: conheça seus benefícios e veja como incluir no cardápio

Por Redação Doutíssima 06/01/2015

A batata yacon é um carboidrato de baixa caloria que auxilia no combate de diversas doenças. Ela é facilmente encontrada em feiras e supermercados, e seu formato assemelha-se ao da batata doce.

Vindo dos Andes, este carboidrato é levemente adocicado e tem consistência macia. Seu sabor lembra o da pêra e do melão, e o consumo recomendado para uma dieta balanceada é de até três unidades por dia.

batata yacon

Baixas calorias e sabor caracterizam esta raiz que se assemelha à batata doce. Foto: iStock, Getty Images

Doenças que a batata yacon ajuda a combater

O principal benefício da batata yacon é o combate ao diabetes. Ela tem substâncias próximas da insulina, que são capazes de controlar, e até diminuir, a taxa de açúcar no sangue.

Embora o carboidrato tenha açúcares de baixa caloria, ele oferece os nutrientes necessários para a produção de energia do corpo humano. Mas as vantagens desse tubérculo são muitas. Confira as principais:

 

1. Regula o trânsito intestinal

As fibras alimentares que o constituem estimulam o funcionamento da flora intestinal. Por ser rica em inulina, evita problemas como a prisão de ventre.

 

2. Controla o colesterol

Em consequência do bom funcionamento dos intestinos, causado pelo consumo do carboidrato, as taxas de colesterol diminuem.

 

3. Prevenção de infecções

Outra vantagem da regularidade intestinal é o aumento da imunidade do organismo. Isso resulta no controle de infecções e inflamações bacterianas.

 

4. Possui potássio

O mineral ajuda na produção de energia, que é importante no combate a dores, cansaço e fadiga. O potássio presente na batata yacon também auxilia no controle da pressão arterial e na prevenção de doenças cardíacas.

 

5. É eficiente na sua dieta

Esse carboidrato é menos calórico do que os outros. Enquanto os comuns têm em média de 52 calorias por cada 100 gramas, esse terá em média 30. Além disso, ele proporciona a sensação de saciedade por mais tempo, isso ocorre porque ele é um alimento de ação lenta.

Aprenda 2 receitas com batata yacon

 

1. Suco de melão com batata yacon

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de melão picado
  • 1 batata yacon média
  • 10 folhas de hortelã
  • 1 xícara de água de coco.

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes no liquidificador, acrescente gelo e sirva.

 

2. Bolo com batata yacon

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres (de sopa) de óleo de coco
  • 3 batatas yacom médias picadas
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (de chá) de farinha de arroz
  • 1 xícara (de chá) de amido de milho
  • 1 colher (de chá) de canela em pó
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Bata os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador até ficar homogêneo. Após, coloque a batata e bata novamente. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente aos poucos a farinha de arroz, o amido de milho e a canela, e misture. Por fim, coloque o fermento.

Em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno, pré-aquecido a 180º, por 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar se está assado.