Filhos

Conjuntivite em bebê: veja dicas de prevenção e tratamento

Por Redação Doutíssima 06/01/2015

A conjuntivite é uma inflamação na membrana transparente que cobre a parte branca do olho e o lado de dentro da pálpebra, chamada de conjuntiva. As principais causas podem ser infecciosa viral, alérgica ou química. Assim que a conjuntivite em bebê começa, ela traz vermelhidão e secreção aos olhos da criança, podendo lacrimejar e gerando irritação.

conjuntivite em bebê

Inflamação na conjuntiva gera incômodo, irritação e coceira nos olhos. Fotos: iStock, Getty Images

Conjuntivite em bebê pode ser viral

A transmissão da conjuntivite em bebê viral é através de vírus ou bactérias e pode ser contagiosa, por estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, pelo contato direto com essas pessoas, uso de objetos contaminados ou até mesmo pela água da piscina. Esse tipo de conjuntivite vai embora sozinha em mais ou menos uma semana.

A recomendação, do pediatra, será que mantenha a área limpa usando gaze com água filtrada ou soro fisiológico. Se não houver melhora ou perceber que o bebê ainda se sente muito incomodado, volte ao médico.

A conjuntivite alérgica costuma atingir bebês que tenham predisposição à alergias, como rinite por exemplo. Geralmente acontece nos dois olhos e não é contagiosa. É importante que no caso desse tipo de conjuntivite em bebê, a causa seja determinada o quanto antes para que a alergia seja prevenida e tratada.

O tratamento geralmente é com anti-histamínicos, ou por via oral ou na forma de colírios, seguindo a orientação médica.

Conjuntivite Química


A conjuntivite química, também conhecida por conjuntivite tóxica, é causada por algum agente químico, como colírio ou algum produto de limpeza, fumaça de cigarro, remédio e poluentes. Quando atingida por este tipo da doença, a criança deve ser levada para longe do agente tóxico e os olhos devem ser lavados com água abundante.

Essa é a conjuntivite em bebê mais comum, porque assim que nasce, o pediatra na sala de parto coloca um colírio no recém-nascido chamado CREDÊ (Nitrato de Prata 1%), para prevenir a conjuntivite gonocócica. Este colírio pode causar a conjuntivite química ou tóxica.

Mesmo com o efeito colateral, este procedimento é obrigatório, já que a conjuntivite gonocócica no período neonatal pode causar cegueira no bebê.

Principais sintomas da conjuntivite em bebê

 

Além de deixar o bebê irritado, inquieto, chorando mais e tendo dificuldade para comer, os sintomas de conjuntivite são:

  • Olhos avermelhados e irritados
  • Olhos lacrimejando
  • Olhos com muita secreção, que pode ser branca, espessa ou amarelada
  • Coceira nos olhos
  • Pode haver um pequeno inchaço nas pálpebras e ao redor dos olhos
  • Hipersensibilidade à luz
  • Em casos raros, surge febre e dor de garganta.

Prevenindo o contágio

Para prevenir o contágio de conjuntivite em bebê é sugerido que se mantenha os olhos da criança sempre bem limpos, e que seu rosto e mãos sejam lavados várias vezes ao dia. Enquanto estiver com os sintomas, o bebê não deve ser levado para creche ou escola. A fronha do travesseiro e toalha de banho devem ser trocadas diariamente.

Evite beijar e abraçar o bebê e siga a forma de tratamento prescrita pelo médico de forma adequada.