Filhos

Gagueira infantil: saiba o que pode causar o problema

Por Redação Doutíssima 06/01/2015

A fala se desenvolve nos 3 primeiros anos de vida da criança, e entre os 2 e 5 é normal que a criança apresente algumas dificuldades de dicção e hesitação na hora de falar ou repetir algumas sílabas ou palavras. Mas, pode ocorrer a gagueira infantil, ou disfluencia infantil, cujo motivo pode ser patológico ou por uma disfunção cerebral.

Gagueira infantil pode ter razões psicológicas

A gagueira infantil pode surgir também por razões psicológicas, como falta de auto-estima e de autoconfiança. Até mesmo o estresse pode causar episódios de gagueira. É preciso dar atenção à ocorrência da gagueira infantil, que se não for tratada, pode seguir o indivíduo pelo resto da vida.

gagueira infantil

Problemas psicológicos podem interferir na fala da criança. Foto: iStock, Getty Images

Graus de gagueira infantil

Existem três graus de disfluências que podem atingir as crianças e causar gagueira infantil: normal, leve e grave.

Normal

A disfluência leve pode acontecer durante toda a vida do individuo e não causar estranhamento para o falante e nem para o ouvinte. São hesitações normais,que ocorrem de vez em quando, e a pessoa pode hesitar ou repetir uma ou duas vezes a sílaba ou palavra.

Leve

 

Surge com a repetição de sons ou palavras por mais de duas vezes e com duração de um som de forma exagerada. Pode causar tensões leves no pescoço ou perto da boca, e até a impressão de que a criança esta com falta de ar por não conseguir pronunciar o som.

Em sua forma leve, a gagueira infantil tem duração de no máximo 6 meses, normalmente, desaparecendo depois deste período de tempo.

Grave

Ocorre em quase todas as formas de comunicação. A criança gagueja em mais de 10% da fala. Existe um bloqueio ou uma demora em conseguir falar as palavras, como se o som fosse impedido de sair, nesse caso são mais comuns que a repetição de palavras ou sílabas. O esforço e tensão para falar podem causar movimentos faciais ou corporais.

Orientações para ajudar seu filho

Existem algumas orientações que podem ser seguidas para ajudar a criança que esteja com gagueira infantil ou com sintomas:

– Fale com a criança sem pressa e com pausas frequentes. Tenha paciência quando ela acabar de falar, é mais fácil se comunicar com a fala relaxada do que pressionando para que ela fale certo.

– Não faça tantas perguntas, faça comentários sobre o que ela disse, mostrando que você está prestando atenção. É mais fácil se expressar sem a pressão de responder as perguntas de adultos.

– Mostre para a criança que você esta mais atento ao conteúdo da mensagem do que a forma que ela esta falando.

– Tire alguns momentos do seu dia para dar atenção para seu filho. Deixe que ele tenha liberdade de falar o que quiser com você e que tenha controle da situação. Durante esses momentos fale calmamente, isso trará auto-confiança para a criança quando pequena. Quando maior, esse momento pode ser para conversar sobre suas experiências e vontades.

– Oriente todos os membros da família para que cada um aprenda a ter sua vez de falar. Assim, é mais fácil falar quando não existe alguém para te interromper.

– Faça seu filho perceber que você o aceita de qualquer forma, com gagueira infantil ou não.