Dica do Nutricionista

Confira uma sugestão de dieta para diverticulite

Por Redação Doutíssima 07/01/2015

Para aliviar as dores causadas pela inflamação dos divertículos do intestino, uma dieta regrada é essencial. Aqui você encontrará dicas do que se deve, ou não, consumir em uma dieta para diverticulite.

Por que fazer uma dieta para diverticulite

Antes de saber os alimentos que poderá comer caso desenvolva a inflamação, é importante que você conheça o que é o problema, e por que é causado. Os divertículos são pequenas bolsas que surgem principalmente no intestino grosso, e geralmente aparecem após os 40 anos.

dieta para diverticulite

Ingestão de água e fibras é importante para quem tem a inflamação. Foto: iStock, Getty Images

Se não apresentarem inflamações serão inofensivos, inclusive muitas pessoas o desconhecem. Pequenas quantidades de fezes e colônias de bactérias alojam-se na região, e a infecção ocorre quando o tecido é perfurado.

Entre as causas do problema estão o desgaste da elasticidade da musculatura intestinal; a alimentação pobre de fibras; a maior pressão do cólon; ou a predisposição genética.

Dieta para diverticulite é importante

A doença tem como sintomas dores e inchaço abdominal, gases, febre e vômito. Para que estes desconfortos sejam aliviados uma dieta para a diverticulite ajuda muito. Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados, pois eles aumentam a movimentação do intestino, o que causa dor.

Sementes também estão fora do cardápio, porque podem se alojar nos divertículos e piorar o quadro. Para ajudar a amolecer as fezes, e facilitar sua expulsão, produtos que contenham fibras e água são os mais indicados na dieta para diverticulite. Seu consumo evita que as secreções acumulem-se nas paredes intestinais.

Alguns alimentos usados no tratamento são hortaliças como o espinafre, o agrião, a alcega e a alface. Cenouras, berinjelas, brócolis, e cebolas também ajudam. Frutas, em especial, a maçã, pêra, laranja, ameixa e a banana, além de cereais integrais estão liberados na dieta para diverticulite.

Enquanto isso, as castanhas, sementes de girassol, de gergelim e de abóbora estão proibidas na dieta para diverticulite, assim como cascas de pipoca e embutidos. Carnes vermelhas com gordura também devem ser deixadas de lado.

O ideal é que as pessoas que sofrem com o problema procurem a ajuda de um nutricionista. Uma alimentação regrada, com os nutrientes apropriados, ajuda a diminuir os sintomas de maneira mais rápida e fácil.

Conforme a incidência das dores for diminuindo, o paciente poderá voltar lentamente à alimentação normal. Porém, isso deve ser feito de maneira gradativa, para que o problema não retorne ou se agrave.

Produtos naturais são boas alternativas

Dependendo da intensidade da infecção nos divertículos, remédios analgésicos e antibióticos podem ser receitados. Porém, há um medicamento natural, e sem contraindicações, que também é eficaz no tratamento: o chá de camomila com valeriana.

Ambas as plantas possuem propriedades antiespasmódicas. A camomila tem componentes cicatrizantes e calmantes, além disso, ela é tônica, o que ajuda a diminuir os gases. Já a valeriana é anticonvulsiva e benéfica para curar irregularidades gastrointestinais.

Os efeitos desse chá são notados em poucos dias de consumo, se acompanhado de uma dieta para diverticulite apropriada. Tome-o três vezes por dia, no intervalo das refeições. Para prepará-lo, use 20 gramas de folhas secas de camomila, 20 gramas de vavelriana, e meio litro de água. Ferva tudo por 10 minutos, sem açúcar. Coe e espere esfriar antes de beber.