Pele

Cobreiro: conheça as causas e veja como prevenir

Por Redação Doutíssima 08/01/2015

O cobreiro é uma doença de pele contagiosa, causada pelo mesmo vírus da varicela, popularmente conhecida como catapora. O que não é levado em consideração é que o vírus continua nas células nervosas e mais tarde pode se manifestar em forma de cobreiro.

Assim, quem ainda não teve catapora ao entrar em contato com o vírus, mesmo que já seja adulta, não terá cobreiro, e sim a própria varicela.

cobreiro

Contagiosa, doença tem sintomas parecidos com o da varicela. Foto: iStock, Getty Images

As áreas mais comumente atacadas são: costas, pescoço, braços, pernas e o mais perigoso, o rosto. Quando afetam o rosto, as lesões podem atingem o nervo trigêmeo e, nos casos mais graves, podem provocar surdez e cegueira.

Sintomas do cobreiro

Os principais sintomas do cobreiro são dor no local, coceira intensa, queimação, vermelhidão e inchaço.

Esses sintomas começam com um formigamento seguido de muita dor no local, e também a sensação de queimação e pontadas. Após 2 ou 3 dias surgem erupções que se enchem de pus e que apenas em duas ou três semanas estouram e criam casca.

Normalmente o cobreiro ataca pessoas com mais de 45 anos, portadores de HIV ou que tenham feito transplante, e nesses últimos casos pode se espalhar pelo corpo, podendo inclusive levar ao óbito.

Como a varicela, a maioria das pessoas só tem cobreiro uma vez. Mas pessoas com mais de 60 anos podem sofrer de neuralgia pós-herpética, como se apresentasse uma continuidade da dor no local afetado, mesmo depois de meses ou até anos após o desaparecimento das bolhas.

Como evitar o cobreiro

As recomendações para evitar o contágio de cobreiro são: não beijar a boca do indivíduo que tenha a ferida no local, e não utilizar o mesmo copo, talher, batom, ou qualquer outro objeto que tenha passado pelo vírus presente na ferida.

Em caso de feridas na zona genital, recomenda-se não ter relação e não partilhar lençóis, toalhas e roupas íntimas.

Tratamento

O tratamento para o cobreiro pode ser feito através de anti-viral por cerca de 5 a 10 dias, o vírus e as lesões levam até 21 dias para desaparecer, em pacientes saudáveis. Além de tratamentos com remédios existem métodos caseiros para amenizar os sintomas, principalmente a coceira.

Aplique um curativo adesivo úmido nas erupções quando estiverem em um estágio avançado. Tome cuidado para não fixar a parte adesiva sobre uma das bolhas! Molhe uma toalha com água fria, retorça e deixe alguns minutos na região até que a temperatura regule.

Alívio da coceira

Coloque farinha de aveia ou amido de milho em um pouco de água, de forma que fique uma mistura líquida. Lave as lesões com essa água por pelo menos vinte minutos. Repita o tratamento todos os dias antes de dormir.

Aplique água oxigenada sem diluir sobre cada uma das bolhas, para isso, use um conta gotas desinfetado ou um algodão. Unte mel puro ou suco de alho-poró fresco sobre as erupções várias vezes por dia.