Clínica Geral

Saiba quais são as principais doenças causadas por enchentes

Por Redação Doutíssima 08/01/2015

A intensidade e volume das chuvas tem aumentado e com ela são causados danos nas cidades cada vez mais frequentemente. Além de causar danos materiais gigantes, as inundações trazem outra preocupação para as cidades: as doenças causadas por enchentes.

Após o recuo das águas o risco de contaminação é grande e a população está exposta à inúmeras doenças ligadas ao saneamento básico, águas contaminadas e insetos transmissores de enfermidades. Por isso, a atenção deve ser redobradas para as doenças causadas por enchentes.

doenças causadas por enchentes

Depois das inundações, os riscos de contrair enfermidades é grande. Foto: iStock. Getty Images

Doenças causadas por enchentes mais comuns

Conheça as principais doenças causadas por enchentes e fique atenta aos locais por onde você ou seus familiares passam depois das fortes chuvas. Ao menor sinal destas enfermidades, procure ajuda médica.

Dengue

Em casos de enchente a água parada é um convite para que a femea do Aedes aegypti coloque seus ovos. A doença é transmitida por meio da picada desse mosquito. Os sintomas são febre alta, fortes dores musculares, nas articulações e de cabeça. Manchas vermelhas no corpo, inchaço, podendo haver sangramentos.

Leptospirose

A doença é causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana. Se a pessoa tiver contato com a água ou a lama das enchentes precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor-de-cabeça.

Cólera

A cólera pode ser transmitida através de água ou alimentos contaminados, que durante as enchentes aumentam sua incidência, principalmente porque as grandes enchentes podem contaminar poços e sistemas de abastecimento de alimentos. O principal sintoma é intensa diarreia.

Hepatite A e B

Assim como a cólera, as hepatites A e B podem ser transmitidas através de água ou alimentos contaminados, mas também de pessoa para pessoa. Os sintomas são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, dores abdominais, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas.

Prevenção contra doenças causadas por enchentes

Os fenômenos naturais não podem ser evitados, mas as doenças causadas por enchentes podem ser evitadas se alguns cuidados forem seguidos:

  • Jogue o lixo em locais apropriados e somente no dia e horário de coleta
  • Evite contato com a água e lama contaminada
  • Use bota e luva de borracha se for necessário o contato com a água
  • Jogue fora a água ou os alimentos que estiveram em contato com a enchente
  • Lave bem as mãos
  • Esvazie todos os recipientes que estiverem com água acumulada
  • Lave e desinfete os objetos atingidos pela enchente
  • Não deixe crianças nadar ou brincar em águas contaminadas pela enchente
  • Mantenha a carteira de vacinação em dia, principalmente contra o tétano
  • Fique atento aos sintomas de doenças, tais como febre, vômito, diarréia, dor de cabeça ou no corpo e procure os serviços de saúde imediatamente.

Além de todos esses cuidados que podem ser tomados, o saneamento básico é essencial para que as águas contaminadas pelas enchentes não entre em contato com as pessoas atrás da água que deveria ser própria para consumo, assim evitando as doenças causadas por enchentes.