Esporte

Frescobol é um dos esportes mais praticados do verão

Por Redação Doutíssima 09/01/2015

Surgido na década de 1950, o frescobol é um dos esportes mais baratos que existem. Para praticá-lo, basta ter um par de raquetes e uma bola (pode até mesmo ser a de tênis). Não é necessário um uniforme ou roupa especial, e duas pessoas já podem começar a atividade.

Baseado na parceria e não na competição, ele requer apenas uma interação e sintonia para ser jogado, trazendo inúmeros benefícios à saúde. Muito praticado na praia, o frescobol requer uma única precaução: estar distante de pedestres e banhistas, evitando que eles sejam atingidos pela bola durante a partida.

frescobol

Arquiteto implantou o esporte na década de 1950. Foto: iStock, Getty Images

Frescobol é esporte de integração

Fora esse “perigo”, ele proporciona uma atividade interativa, que integra crianças e adultos. Entre os benefícios do exercício, estão a tonificação do abdômen, uma melhoria no funcionamento cardiovascular e uma excelente queima calórica.

Em cada hora de jogada, é possível perder cerca de 600 calorias, o mesmo que você eliminaria andando de bicicleta ou caminhando. Além disso, o frescobol deixa os braços e ombros mais torneados, trabalhando os músculos do bíceps e do tríceps. A panturrilha também é outra beneficiada, já que é movimentada durante o impacto das jogadas.

A história do frescobol

Caio Rubens Romero Lima, um arquiteto do Rio de Janeiro, era um grande fã do tênis de praia. Jogando com os amigos, ele descobriu que as raquetes comuns eram facilmente corroídas pela maresia. Assim, fez uma encomenda do produto em uma versão de madeira, diferente das raquetes convencionais.

A partir de então, a praia de Copacabana foi o palco dos primeiros jogos de frescobol, em 1950. Lira desenvolvia assim um novo esporte que se disseminaria pelo Brasil e pelo mundo. Na década de 1980, não se sabe exatamente em que período, surgiram as primeiras competições locais de frescobol, na região carioca.

Em 1994, foi iniciado um circuito nacional do esporte, ficando registrado como um marco que permitiu a integração entre diversos participantes. No Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo se formaram federações estaduais que, juntas, organizaram o I Congresso de Frescobol. Nesse evento, foram desenvolvidas as primeiras regras gerais.

Como se joga

O esporte possui quatro modalidades, sendo jogadas sempre com participantes de uma mesma equipe. As partidas podem ser:

Livre: quando os jogadores apenas precisam deixar a bola no ar pelo maior tempo possível, mandando-a de um lado para o outro.

Veloz: com o tempo limitado (em 1 minuto), os competidores devem rebater a bola pela maior quantidade de vezes nesse prazo.

Radical: nessa modalidade, a bola deve permanecer no ar durante o tempo total da apresentação, e os atletas devem rebater em forma de ataque de maneiras diferentes.

Especialista: a apresentação desse modo é feito pela eleição de um especialista em ataque e um especialista em defesa por parte da dupla. O “atacante” deve exercer os movimentos de maneiras bem diversificadas, tentando manter a bola pelo maior tempo possível no ar, sem deixar cair.

O esporte no mundo

Nos Estados Unidos, o esporte recebeu o nome de “frescoball” e é sensação na Califórnia e na Flórida. Na Espanha, ele é chamado “las pallas” e também é muito jogado no litoral. Além desses países, Nova Zelândia, Austrália, Peru e Portugal já aderiram à prática.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!