Medicina Alternativa

Impetigo: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

O impetigo é uma doença de pele comum em crianças, principalmente na faixa etária de três a cinco anos de idade, mas que também tem incidência em adultos. Ela causa lesões na pele que variam de tamanho e podem vir acompanhadas de bolhas de pus. Felizmente, há remédios caseiros que amenizam os sintomas e aceleram a cura.

 

Saiba mais sobre o impetigo

 

As regiões do corpo nas quais as infecções são mais frequentes são nas axilas, rosto, pernas e braços. Essa doença de pele é transmissível e, por isso, deve-se evitar o contato com toalhas, roupas e demais objetos de pessoas infectadas, sobretudo com as feridas expostas.

 

impetigo

Remédios caseiros aceleram a cura das feridas do impetigo. Foto: iStock, Getty Images

Os causadores do impetigo são as bactérias Staphylococcus Aureus e Streptococcus do grupo A, sendo que a segunda é responsável pela formação de bolhas de pus que se rompem e deixam a pele avermelhada e uma casca amarela. Geralmente a cor das feridas é de um tom de mel.

Na maior parte dos casos, a doença não causa dor ou outros sinais, além das feridas e de coceira nos locais afetados. O diagnóstico do impetigo deve ser feito por um médico dermatologista, que vai avaliar a situação das lesões de cada paciente.

 

Trate o impetigo com receitas caseiras

 

Você pode começar o tratamento contra o impetigo em casa, usando várias receitas caseiras e naturais. Confira algumas delas.

Água argilosa

Uma noite antes de beber, coloque uma colher de sopa de argila pura e virgem em um copo de água, misture e deixe que ela se acumule no fundo do copo. Essa receita precisa ser ingerida pela manhã e em jejum.

Amor perfeito silvestre

Ferva 80 gramas da flor em um litro de água e deixe esfriar por 20 minutos. Aplique a mistura nos ferimentos várias vezes ao dia.

Bardana

Com essa planta medicinal pode-se fazer compressas nas lesões. Para tanto, ferva 50 gramas de raízes e folhas da planta em um litro de água por cerca de 15 minutos. Depois de frio, umedeça um algodão com o líquido e passe sobre as regiões afetadas várias vezes por dia.

Batata

Amasse as raízes da batata até que formem uma pasta. Feito isso, envolva-as em um tecido fino e aplique sobre as feridas. Esse processo fará as cascas caírem naturalmente. Também é possível fazer um chá com 20 gramas da folha da planta em um litro da água, e ingerir três porções ao dia.

Calêndula

Essa é uma planta com componentes antimicrobianos, que ajudam no tratamento caseiro do impetigo e de outras doenças e infecções de pele. Para fazer o chá da planta, basta ferver duas colheres de sopa dela em 250 ml de água por 20 minutos. Coloque nas feridas três vezes por dia.

Cenoura

Tomar 150 ml de suco natural de cenoura todos os dias também ajuda no tratamento das lesões.

Repolho

Para lavar bem as feridas causadas pela doença, você também pode usar suco de repolho todos os dias, por pelo menos 10 vezes. Outras alternativas semelhantes são o sabão ácido e o vinagre de sidra puro. Ambos os tratamentos irão impedir que as bolhas de espalhem pelo corpo.