Guia dos Dentes

Aprenda como clarear os dentes em 6 técnicas

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Quem não quer ter aquele sorriso de comercial de creme dental? Então, existem inúmeras receitas disponíveis na internet que ensinam como clarear os dentes, mas o problema é que nem todas são confiáveis, e podem prejudicar a saúde bucal. Então, confira a seguir algumas técnicas seguras de como clarear os dentes.

como clarear os dentes

Busque a orientação de um especialista se tiver dúvidas. Foto: iStock, Getty Images

Veja como clarear os dentes

 

Experimente maneiras confiáveis de deixar os dentes mais brancos e sorria, afinal, você pode estar sendo filmado!

Moldeiras

O dentista providencia moldeiras sob medida para o paciente, que as utiliza duas vezes por dia (por uma hora) ou durante a noite. Nessas moldeiras, é aplicado um gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. Apesar de ser um método realizado em casa, deve ser orientado pelo dentista.

Laser

Nessa técnica também é utilizado um gel à base de peróxido de hidrogênio. Após a aplicação do gel, os dentes são submetidos a um feixe de laser. O procedimento leva cerca de 1h30min e o resultado permanece, em média, dois anos.

Cremes dentais

Sim, o bom e velho creme dental pode ser aliado tanto para clarear os dentes, bem como para a manutenção de um sorriso branco. Obviamente, por ser o método mais simples e barato, não tem os mesmos resultados que as outras técnicas.

Entretanto, componentes encontrados nesses cremes – como bicarbonato de sódio e sílica – ajudam a limpar e alisar a superfície do dente, contribuindo para a redução do tártaro.

Fio dental

Mesmo com uma escovação correta, não há uma limpeza completa dos dentes. Por isso, é fundamental o uso diário do fio dental, que consegue remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva.

Escova dental

A escovação dos dentes após as refeições remove os resíduos dos alimentos e da placa dental.

Flúor

Realizar bochechos com produtos que contenham flúor ajuda a fortalecer a estrutura do esmalte dental, o que evita as cáries e ajuda a diminuir o acúmulo de placa.

 

Cuide de receitas caseiras de como clarear os dentes

 

Por serem práticas e econômicas, “receitas caseiras” de como clarear os dentes podem atrair o interesse de quem navegar pela internet. Contudo, especialistas alertam para os riscos destas práticas.

Apesar de aparentemente algumas técnicas surtirem efeito a curto prazo, podem gerar danos, pois são agressivas ao esmalte dentário. Com o esmalte fragilizado, os dentes ficam mais porosos e suscetíveis a cáries e a manchas novamente.

Então, antes de se aventurar em técnicas arriscadas de como clarear os dentes, vale procurar um dentista para orientá-lo sobre a alternativa mais segura e eficaz.

Por que os dentes escurecem?

 

Agora que você já viu as técnicas de como clarear os dentes, vale prestar atenção aos fatores que fazem com que eles percam o branco natural.

Os dentes ficam escuros no decorrer do tempo porque o esmalte que os recobre é levemente poroso e, por isso, aos poucos, o esmalte começa a ser preenchido gradativamente como resquícios dos alimentos que consumimos.

Entre os alimentos que são vilões para o branco dos dentes, estão as bebidas escuras, especialmente o café. Chás e refrigerantes também estão entre os produtos que mais mancham os dentes.

Outro fator que contribui para amarelar o sorriso é o tabaco (presente em cigarros e charutos). Para completar, a má higiene bucal, só coopera para agravar o quadro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!