Medicina Alternativa

Como aliviar arrepios com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Embora esse tipo de sensação não se caracterize como uma doença, os arrepios ou calafrios podem ser sintomas de alguma patologia. Mesmo não causando dor, eles costumam ser desagradáveis e desconfortáveis. Para evitá-los, a melhor maneira é combater a sua origem. Siga na leitura e saiba mais sobre isso.

 

arrepios

Geralmente, arrepios são sintomas de gripe ou resfriado. Foto: iStock, Getty Images

 

Arrepios podem ser sinal de gripe

 

Os arrepios são comuns em pessoas que estão desenvolvendo uma gripe ou resfriado. Geralmente, o calafrio é sintoma de febre interna, que é a alteração da temperatura no interior do corpo. Esta elevação é desencadeada nos órgãos internos e, apesar de não ser percebida de imediato com a ajuda de termômetros, é notada a partir de sintomas como os arrepios.

Um tipo de remédio caseiro excelente para o tratamento desse sintoma são os chás, principalmente os de gengibre. Essa planta é ótima para estimular a circulação sanguínea, combatendo o frio, principal causa do sintoma. Veja, abaixo, duas sugestões de receitas de chá com gengibre.

Chá de gengibre com limão

Ingredientes:

– 3 centímetros de raiz de gengibre

– 500 ml de água

– 2 fatias de limão com casca

– 1 colher de chá de mel (ou açúcar)

Modo de Preparo:

Ferva o gengibre na água por alguns minutos. Adicione as fatias de limão e o mel ou açúcar, e deixe ferver por mais cinco minutos, no mínimo. Beba o chá morno em torno de três vezes ao dia.

Chá de gengibre com hortelã e sabugueiro

Ingredientes:

– 2 colheres (chá) de gengibre;

– 1 colher (chá) de folhas de hortelã

– 1 colher (chá) de folhas secas da flor de sabugueiro

– 250 ml de água

– 1 colher de chá de mel ou açúcar

Modo de preparo

Coloque as plantas medicinais em uma panela e as ferva com a água por 10 minutos, sendo que, aos cinco minutos, é necessário acrescentar o mel ou açúcar. Coe e beba a mistura três vezes por dia. Essas três plantas possuem propriedades sudoríficas e, por conta disso, após ingeri-las, o paciente que sofre de arrepios poderá apresentar aumento na transpiração.

Arrepios também são sintomas da sinusite

Quem sofre de sinusite também pode apresentar arrepios esporadicamente. Isso ocorre porque, em casos da doença em nível agudo, além de muita dor, coriza e falta de apetite, o paciente também poderá apresentar o sintoma de febre.

Para aliviar os calafrios e os outros sintomas da sinusite, o chá de tanchagem com boldo pode ser uma boa alternativa de remédio natural e caseiro. Para fazê-lo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

–  ½  colher de sopa de tanchagem

– ½ colher de sopa de boldo do Chile

– 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e coloque em um recipiente com tampa junto com as ervas. Deixe o recipiente fechado por 15 minutos, depois coe e beba morno. Adultos podem tomar até cinco xícaras desse chá todos os dias, e crianças com mais de um ano de idade ¼  de xícara, no máximo, três vezes por dia. Procure consumir o remédio caseiro apenas nos dias em que estiver com crises de sinusite.