Medicina Alternativa

Escorbuto: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

O escorbuto é uma doença caracterizada por uma deficiência vitamínica no organismo, especialmente da vitamina C, que pode causar danos à saúde humana. Este problema é também conhecido como uma doença de desnutrição.

 

escorbuto

Escorbuto é uma doença causada pela deficiência vitamínica. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre o escorbuto

 

A vitamina C é responsável pela formação de colágeno no corpo humano, e a falta dela gera sintomas como a palidez; pele seca e áspera; fragilidade da pele, cabelo e unhas; e anemia. Outros problemas comuns são o cansaço e fraqueza extremos sem justificativa aparente e o sangramento e inflamação frequente das gengivas.

Nas crianças, é necessário um cuidado redobrado. A doença pode causar nelas o retardo no crescimento, a má formação e uma baixa na imunidade natural do corpo, o que poderá acarretar em outros problemas.

O tratamento contra o escorbuto consiste basicamente na inserção de medicamentos que repõem a quantidade de vitamina C no organismo. Para auxiliar nesse processo, alguns remédios caseiros são úteis, como os sucos de frutas cítricas, que são ricas em vitamina C. Siga na leitura e confira algumas sugestões.

 

Receitas caseiras para o escorbuto

 

Suco de laranja e acerola

Ingredientes:

– 3 laranjas

– 3 acerolas

– água

Modo de Preparo:

Bata as laranjas sem casca e semente no liquidificador, depois acrescente as acerolas, um copo de água e um pouco de açúcar e bata novamente. Coe e beba a seguir. Para combater o escorbuto, o suco deve ser consumido logo após o seu preparo, pois o armazenamento causa a perda da quantidade de nutrientes, inclusive da vitamina C.

Suco de morango com limão

Ingredientes:

– 1 copo de água gelada

– 2 limões

– 5 morangos frescos

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto, coe e beba logo após o preparo.

Outra receita que usa o limão e combate o escorbuto é o suco puro de limão com açúcar. Para fazê-lo, misture três limões com duas colheres de chá de açúcar e dois copos de água, e mexa bem.

Suco de goiaba

A goiaba é uma das frutas com a maior concentração de vitaminas e, por isso, é fundamental no tratamento da deficiência vitamínica no corpo. Veja a receita de um suco natural com a fruta:

Ingredientes:

– 6 goiabas maduras

– 2 xícaras de açúcar

– 2 litros de água

– 1 pau de canela

Modo de Preparo:

Lave as goiabas, retire os talos e machucados, e corte-as em pedaços pequenos. Coloque as frutas em uma panela com o açúcar e um litro e meio de água e leve ao fogo. Deixe cozinhando por meia hora ou até que estejam totalmente cozidas.

Depois de frias, coloque as goiabas no liquidificador e bata por cinco minutos. Coe e coloque o outro meio litro de água, dessa vez gelada. Você pode acrescentar gelo, caso queira.

Outros remédios caseiros

Para repor a quantidade de vitamina C no corpo e evitar o surgimento do escorbuto, você também pode comer porções diárias de acerola com mel; gomos de laranja com açúcar e outros sucos ou frutas frescas que contenham o nutriente. Outras frutas com vitamina C: kiwi, limão, laranja, maracujá, acerola, tangerina, morango e lima.