Medicina Alternativa

Mancha roxa na pele: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Sabe aquela mancha roxa na pele que aparece depois de uma pancada em algum lugar específico do corpo? Ela surge porque houve uma ruptura de vasos sanguíneos abaixo da pele. Outra possibilidade de causa para esse tipo de marca é a esquimose, um sangramento que penetra os tecidos, geralmente depois de uma batida, processo cirúrgico ou devido a efeito colateral de medicamento.

mancha roxa na pele

Métodos caseiros aceleram a cura de um hematoma na pele. Foto: iStock, Getty Images

Seja como for, o hematoma pode causar dor e desconforto por alguns dias. Normalmente, cura sozinho, mas é possível acelerar esse processo. Aprenda a fazer remédios caseiros para devolver à sua pele a coloração normal.

 

Receitas caseiras para eliminar mancha roxa na pele

 

1. Gelo

Logo que a mancha roxa na pele surgir, o primeiro passo é aplicar uma compressa fria. Ela diminuirá a concentração de sangue localizado, causador da mancha. Separe algumas pedras de gelo e aplique-os enrolados em uma toalha ou pano.

Comece aplicando sobre a pele machucada com intervalos de 10 minutos. Repita o processo pelas próximas 48 horas. Se preferir, use uma bolsa de vegetais congelados como compressa.

2. Grãos

Uma compressa morna de grãos é recomendada para remover a mancha roxa da pele. O calor do remédio natural age ativando a circulação, diminuindo a dor e rigidez da pele, além de acelerar a reabsorção do sangue acumulado.

Separe uma fronha pequena e um quilo de arroz, feijão ou outro grão cru. Coloque os grãos dentro da fronha e costure a parte aberta. Leve essa compressa ao micro-ondas e deixe alguns minutos, até que esteja morna. Depois aplique na região afetada até que a compressa esfrie.

3. Aloe vera

Também conhecida como babosa, essa planta medicinal nutre a pele, fazendo com que a mancha desapareça em poucos dias. Lave uma folha de aloe vera, corte-a ao meio e retire o gel de seu interior, espremendo-a com o cabo de uma faca. Aplique esse gel sobre a região arroxeada, usando movimentos leves e circulares. Faça isso várias vezes ao dia.

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda no desaparecimento da mancha roxa da pele, uma vez que é um agente clareador natural. Sua ação bactericida ainda restaura a acidez da derme e melhora o ressacamento. Separe um pedaço de algodão ou gaze e molhe com o vinagre. Coloque essa compressa sobre a mancha roxa e deixe durante 10 minutos. Repita esse procedimento duas vezes ao dia, até que sua pele tenha voltado à coloração natural.

5. Pepino

A máscara de pepino tira as manchas da pele, além de deixá-la mais macia e saudável. Para fazer essa máscara, separe meio pepino, quatro folhas de hortelã, duas gotas de óleo essencial de lavanda e 100 ml de água. Leve tudo ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Aplique na área arroxeada e deixe agir durante 15 minutos, lavando-a com água fria em seguida. Esse processo deve ser repetido duas vezes por semana, até que os resultados desejados sejam alcançados.

6. Aroeira

A aroeira clareia a mancha roxa da pele graças à sua capacidade de inibir a enzima tirosinase da pele. Prepare o chá dessa planta medicinal com uma xícara de cascas do tronco, algumas folhas e uma xícara de água. Ferva tudo por 10 minutos. Espere amornar e encharque um algodão ou gaze. Aplique sobre a mancha todos os dias, durante 10 minutos, até que ela suma.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!