Medicina Alternativa

Panarício: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Popularmente conhecido como unheiro, o panarício é uma doença que se desenvolve ao redor das unhas das mãos e pés. Ela decorre de uma infecção bacteriana, que pode surgir devido a uma farpa ou pelo uso de instrumentos de manicure não esterilizados, por exemplo.

 

panarício

Receitas naturais e caseiras ajudam a acabar com o panarício. Foto: iStock, Getty Images

 

Dividida em três estágios, essa inflamação causa inchaço, vermelhidão, calor, febre e formação de pus. Em situações mais graves, uma pequena cirurgia para retirada do pus é necessária. Mas casos mais brandos podem ser tratados com métodos caseiros e naturais. Confira, abaixo, alguns deles.

 

Remédios caseiros para tratar panarício

 

1. Alho

O alho possui ações antimicrobianas e antifúngicas. Elas podem ser aproveitadas para acabar com o unheiro na forma de uma compressa. Primeiro, descasque seis dentes de alho, amassando-os em seguida. Depois leve-os ao fogo, aquecendo-os com um pouco de azeite de oliva.

Misture bem e retire do fogo. Espere amornar e aplique sobre a micose da unha. Deixe agir durante 15 minutos. Repita essa técnica duas vezes ao dia, até que os sintomas sumam.

2. Leite e alho

A compressa feita com leite e alho hidrata a pele enquanto combate os micro-organismos responsáveis pelo panarício. Separe ¾ de uma xícara de leite e dois dentes de alhos. Descasque e pique os dentes de alho e leve-os ao fogo junto com o leite. Ferva por alguns minutos.

Depois, deixe amornar e molhe um pedaço de algodão ou gaze com esse líquido.  Aplique sobre a região afetada e deixe agir por 10 minutos. Faça isso de três a quatro vezes ao dia. Facilite a cicatrização mantendo os dedos limpos e secos.

3. Cebola

Antibacteriana, antisséptica e curativa, a cebola age contra a inflamação causada pelo panarício ao mesmo tempo em que afasta bactérias e fungos presentes ao redor do dedo. Separe uma cebola branca, parta-a ao meio e retire sua pele.

Em seguida, coloque para ferver junto com 500 ml de água. Aplique a cebola ainda quente sobre a área da pele atingida, deixando-a ali até que ela esfrie. Repita esse processo duas vezes ao dia até que o resultado esperado seja alcançado.

4. Malva

Conhecida por tratar infecções cutâneas, a malva possui propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, que agem combatendo as bactérias e diminuindo o inchaço e a dor causados pela panarício.

Prepare um chá dessa erva medicinal fazendo uma infusão de água fervente em uma xícara com duas colheres (sopa) de folhas secas da malva. Deixe descansar por 10 minutos e coe. Tome esse chá três vezes ao dia. Se preferir, aplique compressas frias desse líquido na ferida ao redor dos dedos.

5. Babosa

Devido à sua ação anti-inflamatória, a babosa, ou aloe vera, reduz a inflamação do unheiro ao mesmo tempo em que diminui o ardor e acelera a cicatrização do ferimento. O estímulo produzido nos fibroblastos faz com que eles se reproduzam mais rápido, aumentando a capacidade regeneradora da pele.

Corte uma folha da babosa ao meio e extraia o gel transparente de seu interior, esmagando-a com o cabo da faca. Aplique esse gel sobre a área atingida três vezes ao dia até que a micose tenha desaparecido.