Receitas

Aprenda duas receitas de cupcakes sem açúcar

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Os cupcakes andam roubando a cena nos eventos. Esses bolinhos superfofos, saborosos e lindos chegaram ao Brasil há pouco tempo e já caíram no gosto popular. Os tradicionais bolos de caneca norte-americanos ganharam adaptação com ingredientes nacionais e recebem os mais variados recheios e coberturas.

cupcakes

Divertidos e bonitos, os bolinhos viram a estrela da festa. Foto: iStock, Getty Images

Tem de massa americana, brigadeiro, confete, merengue, entre outros. O fato é: eles são deliciosos e combinam em qualquer ocasião.

Cupcakes também são lembrancinha

 

Os bolinhos geralmente são servidos como sobremesa ou doce principal em festas de casamentos, 15 anos ou formatura. Mas esses mini-bolos também podem ser usados como lembrancinhas nesses mesmos eventos.

Algumas empresas, inclusive, já têm encomendado os bolinhos para dar de presente aos seus clientes. Não interessa se simples ou gourmet, investir em cupcakes é garantia de sucesso!

2 receitas de cupcakes sem açúcar

 

Se você quer treinar seus dotes, abaixo indicamos duas receitas de cupcakes sem açúcar. Para comer sem culpa e aproveitar o sabor!

1. Cupcake com recheio de chocolate

Ingredientes:

– 2 xícaras de farinha;

– ½ xícara de chocolate em pó

– ½ xícara de leite

– 3 ovos

– 200 gramas de manteiga

– 1 colherinha de fermento em pó

– 1 colher colherinha de bicarbonato de sódio

– 300 gramas de chocolate ao leite picado

– 150 gramas de creme de avelã

– 1 lata de creme de leite 

– Morangos para decorar (opcional)

Modo de Preparo da massa:

Um dos segredos dos cupcakes é sempre usar os ingredientes seco depois de passar na peneira. Assim a massa fica lisa, sem nenhuma bolinha. Misture a farinha de trigo, o chocolate em pó, a manteiga e os ovos, um a um. Misture delicadamente.

Após, misture o fermento e o bicarbonato. Distribua a massa nas forminhas de cupcakes, untadas com manteiga e polvilhadas com chocolate em pó. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos ou até dourar.

Modo de Preparo do recheio:

Derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de avelã e o creme de leite sem soro. Depois de os bolinhos assarem, corte uma tampa em formato de cone e recheie-os com o creme de chocolate. Tampe-os. Com o que sobrar do creme de chocolate, cubra os cupcakes. Decore com os morangos.

2. Cupcake de laranja e coco

Ingredientes:

– 1 ½ xícara de farinha de trigo

– 1 colher de fermento em pó

– 1 colherinha de sal

– 100 gramas de margarina

– 1 xícara de suco de laranja

– 2 ovos

– Raspas de casca de 2 laranjas

– 450 gramas de chocolate branco picado

– ½ xícara de creme de leite

– 200 gramas de coco ralado

– 100 gramas de pasta americana

– Anilina comestível

Modo de Preparo da massa:

Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal. Derreta a margarina e misture os ingredientes peneirados, o açúcar, meia xícara do suco de laranja, os ovos ligeiramente batidos e as raspas de casca de uma laranja.

Mexa bem até obter uma massa homogênea. Unte dez forminhas para cupcakes, ou coloque forminhas de papel dentro, despeje a massa até a metade. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos ou até dourar.

Modo de Preparo da cobertura:

A cobertura para os cupcakes podem ser feitas de várias maneiras, mas o mais importante é que fique consistente. Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite, raspas de laranja e o restante do suco. Mexa até formar um creme homogêneo. Reserve. Desinforme os bolinhos, coloque a cobertura e polvilhe com o coco.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!