Medicina Alternativa

Coceira na vagina: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

A coceira na vagina acontece, em geral, devido à presença de algum fungo ou bactéria que se aloja no órgão, causando o desequilíbrio da flora vaginal. Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorreia, além de outras irritações, também podem provocar esse sintoma.

 

coceira na vagina

Coceira na vagina pode ser curada com remédios caseiros e naturais. Foto: iStock, Getty Images

O uso frequente de antibióticos, doenças que afetam o sistema imunológico e calças muito apertadas, que superaquecem a vagina, são alguns dos fatores que provocam a coceira. Veja alguns remédios caseiros para tratar esse tipo de condição.

 

Métodos caseiros contra a coceira na vagina

 

1. Ervas

Um preparado de alecrim, sálvia e tomilho promete acabar com a coceira na vagina graças às suas propriedades antimicrobiana, calmante e regeneradora, que agem sobre a mucosa vaginal, inibindo o crescimento do fungo. Separe 375 ml de água, duas colheres (chá) de tomilho seco, uma colher (chá) de alecrim seco e uma colher (chá) de sálvia seca. Ferva a água e depois acrescente as ervas, deixando o chá tapado por 20 minutos. Coe a infusão e use para lavar a região vaginal duas vezes ao dia.

2. Uva-de-urso

Antibacteriana, adstringente e antisséptica, essa planta medicinal diminui a proliferação das bactérias responsáveis pelo desequilíbrio da flora vaginal. Faça o chá fervendo duas colheres (sopa) de folhas secas de uva-de-urso junto a uma xícara de água.

Deixe o líquido em repouso por 10 minutos, coe e beba de três a quatro vezes ao dia. Outra opção é fazer o banho de assento. Prepare o chá fervendo quatro colheres (chá) da planta em um litro de água. Após, coe, coloque numa bacia e fique sentada nela por 20 minutos.

3. Malmequer

As propriedades antibióticas e antifúngicas do malmequer, também chamada de calêndula, combate a infecção vaginal e, portanto, a coceira na vagina. No preparo desse chá, você precisará de uma colher (chá) de malmequer seco e uma xícara (chá) de água. Faça uma infusão colocando a água fervente sobre a planta, deixando-a tapada por 10 minutos. Feito isso, coe e tome três xícaras por dia durante duas semanas.

4. Iogurte

As bactérias presentes no iogurte ajudam a equilibrar a flora vaginal, diminuindo a acidez e a coceira na vagina, além de parar a multiplicação das bactérias e fungos prejudiciais. Para essa receita caseira, será necessário uma embalagem de 125 g de iogurte natural e um absorvente interno.

Passe o iogurte na vagina e insira o absorvente íntimo em seguida, para que a calcinha não fique molhada. Faça isso duas vezes ao dia, durante três dias. Você também pode mergulhar o absorvente direto no iogurte e colocar na vagina.

5. Vinagre

Uma boa forma de acabar com a coceira na vagina causada pela candidíase é lavar a região genital com água morna e vinagre, buscando regularizar o pH vaginal e diminuir a propagação dos fungos. Comece separando quatro colheres (sopa) de vinagre branco e 500 ml de água morna.

Misture os dois ingredientes em uma bacia. Então lave a região íntima normalmente. Depois sente-se na bacia e permaneça 20 minutos, lavando a vagina interna e externamente. Faça isso de duas a três vezes ao dia.