Medicina Alternativa

Como curar feridas com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Feridas são lesões na pele, geralmente causadas por cortes, arranhões, pancadas, reações alérgicas ou, em casos específicos, por algum tipo de doença. Uma ferida normalmente é acompanhada por coceira e vermelhidão, além do machucado na pele.

 

feridas

Remédios naturais aceleram a cicatrização de feridas. Foto: iStock, Getty Images

As feridas somem com o passar dos dias, mas, para diminuir a coceira e acelerar a cicatrização, é possível utilizar remédios caseiros de fácil preparo, com ingredientes que são tranquilamente encontrados em supermercados ou casas de produtos naturais. Aprenda a seguir cinco métodos naturais para aliviar os problemas causados pelas feridas.

 

Remédios caseiros para curar feridas

 

1. Babosa

Esta planta contem diversas propriedades que ajudam na cicatrização e alívio da coceira das feridas. Ela acelera a secagem da região afetada e a formação da casca que protege o ferimento de bactérias.

Basta pegar um pedaço babosa e dividi-lo ao meio. Com a ajuda de uma colher, retire a seiva da planta e aplique sobre a região afetada fazendo curativo com uma gaze. Use essa compressa duas vezes por dia, até que a pele esteja boa novamente.

2. Calêndula

Por ser rica em propriedades antimicrobianas, a calêndula é ideal para lavar as lesões. Ela ajuda a desinfetar, cicatrizar e restaurar a pele atingida. Basta misturar uma colher de chá de pétalas de calêndula com uma xícara de água fervente e deixar o líquido parado por cerca de 10 minutos. Depois desse tempo, encharque um pedaço de algodão ou uma gaze com a solução, coloque sobre a pele danificada e enrole com uma atadura.

Deixe agindo na pele por pelo menos uma hora. Faça o mesmo procedimento por mais de três vezes diárias até que esteja curado. É importante não retirar a casca das feridas, pois isso poderá causar uma infecção.

3. Erva do bico

Você também pode optar por fazer uma pomada cicatrizante natural de erva do bicho. Para isso, vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 2 colheres de sopa de folhas secas de erva do bicho

– 100 ml de óleo mineral

– 30 ml de parafina líquida

Modo de Preparo:

Em fogo baixo, cozinhe as folhas da erva com o óleo mineral por 10 minutos. Mexa os ingredientes durante todo o cozimento. Feito isso, coe o líquido e o despeje em outro recipiente, no qual será acrescentada a parafina. Com uma colher, misture tudo até que se forme uma pasta homogênea.

Antes de usá-la, lave a região afetada com água e sabão, então espalhe a pomada em movimentos circulares. De preferência, aplique-a todos os dias depois do banho e antes de dormir. Lembre-se de preservar a pomada natural em um pote com tampa.

4. Cenoura ou camomila

Outras duas alternativas para curar feridas são as compressas de cenoura ou camomila. Faça chá (no caso da camomila) ou suco (no caso da cenoura) e coloque sobre as lesões, abafando com um curativo.

5. Sucos

Beber sucos naturais diariamente também ajuda no processo de cicatrização das lesões na pele. Bata uma fatia de melão, meia cenoura, um limão e uma laranja no liquidificador até que todos os ingredientes estejam totalmente misturados. Se achar necessário, coloque um pouco de água e açúcar. Coe o suco e beba-o fresco.