Clínica Geral

Conheça a importância da vacina da hepatite B

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Uma média de 700 mil pessoas morrem ao ano no mundo por causa da Hepatite B, de acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). A boa notícia é que no Brasil a vacina da hepatite B é disponível gratuitamente na rede pública desde 1999.

vacina da hepatite b

Imunização está disponível gratuitamente na rede pública de saúde do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Por conta dessa inclusão no calendário de vacinas, a faixa etária de pessoas infectadas com a doença geralmente é de adultos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que 15% da população brasileira já foi contaminada e 1% é portadora crônica da Hepatite B.

Vacina da hepatite B age contra vírus VHB

 

A doença é causada pelo vírus VHB que, dentro do organismo humano, ataca os hepatócitos (células do fígado) e começa a se multiplicar, o que leva à inflamação do órgão. Esse é um dos tipos mais frequentes hepatites virais que existem (que são classificados pelas letras A, B, C, D e E).

A transmissão da doença pode ocorrer pelo contato com sangue, saliva, sêmen e secreções vaginais de uma pessoa infectada. O contágio também pode ocorrer durante a gravidez (da mãe para o feto). Todas essas situações de risco o que reforçam a necessidade da imunização através da vacina da hepatite B.

A aplicação da vacina da hepatite B ocorre em três doses injetáveis e de maneiras distintas para crianças e adultos. Para crianças, as doses são administradas na coxa, sendo que a primeira é feita nas primeiras 12 horas de vida (ainda na maternidade).

A segunda dose é aplicada um mês depois e, mais seis meses depois, a terceira e última aplicação é feita. Para adultos, a vacina da hepatite B é aplicada no braço. A primeira dose não tem uma idade determinada. 30 dias depois da primeira dose, é administrada a segunda dose. A última aplicação é realizada depois de 180 dias da primeira dose.

Mesmo que seja recomendada a crianças e adultos, a vacina deve ser administrada especialmente em profissionais da área da saúde, portadores da hepatite C, alcoolistas e pessoas que tenham quaisquer outras doenças hepáticas.

Vacina da hepatite B não tem contra-indicação

 

Não existem muitas contra-indicações para a vacina, pois é feita com fragmentos da porção superficial do vírus, e não acarreta riscos mesmo para indivíduos imunossuprimidos ou gestantes, sendo considerada extremamente segura.

Apenas não é indicada para os casos de pacientes com histórico de hipersensibilidade aos componentes da vacina, com doença aguda moderada a grave ou em gravidez de risco C. Entre os efeitos colaterais, pode ocorrer dor de cabeça, fadiga, febre, tontura, calor, desconforto, edema, enduração, formação de nódulo e inflamação avermelhada na pele.

Depois das três doses da vacina da hepatite B, o paciente pode atingir uma imunidade de até 95% e que dura para o restante da vida, sem a necessidade de reavaliação. Contudo, quem foi imunizado no passado, mas que desempenha atividade com alto risco de infecção com hepatite B, poderá passar por testes adicionais de comprovação da imunidade.

Caso, você saiba que tenha sido infectado pelo vírus da hepatite B, procure seu médico imediatamente. Se receber uma injeção de imunoglobulina e vacina contra a hepatite B em até 24 horas após o contato com o VHB, você terá chances de não desenvolver a doença.

Contudo, se o diagnóstico já tiver sido feito, é o momento de iniciar os tratamentos médicos pertinentes para impedir a evolução da doença.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!