Medicina Alternativa

Hemorragia nasal: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Por mais desesperador que possa parecer visualmente, em geral, a hemorragia nasal é um episódio te pouca gravidade. Quando a origem não está em uma pancada, a causa mais comum é o ar frio e seco do inverno, que acaba secando e, por consequência, rompendo as membranas nasais.

 

hemorragia nasal

Remédios caseiros e naturais ajudam a estancar o sangue. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a hemorragia nasal

 

A hemorragia nasal também pode ser motivada por sinusite, desvio de septo, alergias, por cutucar a parte interna do nariz com o dedo ou até mesmo por assoar com muita força. No verão, em dias muito quentes, pode ocorrer depois de muito tempo com sol forte na cabeça.

Em geral, o problema pode ser resolvido em casa, com compressas frias sobre a nuca e a testa para contrair os vasos e estancar a hemorragia nasal. Você também pode fazer compressão das narinas com os dedos indicador e polegar, durante 10 minutos. Faça isso deitado ou com a cabeça inclinada para trás.

Mas atenção, não deite-se ou incline a cabeça para trás muito bruscamente, para não correr o risco de engolir sangue, o que pode irritar o estômago e provocar vômito. Se for incômodo, você pode ficar de pé ou sentado, em uma posição confortável, até que o sangramento cesse. Além disso, algumas receitas caseiras podem ajudar bastante.

 

Receitas caseiras para cessar hemorragia nasal

 

Um dos métodos caseiros é preparar um chumaço de algodão embebido em vinagre e dar para a pessoa cheirar. O algodão esterilizado com água oxigenada também é uma alternativa. Depois de ele ser colocado no nariz, as narinas devem ser apertadas com os dedos.

Algumas plantas também podem ser usadas como alternativa caseira para tratar a hemorragia nasal. Introduzir nas narinas um punhado de folhas de salsa trituradas, por exemplo, ajuda a estancar o sangue.

Já as folhas de manga são antissépticos naturais. Se a pessoa costuma hemorragia nasal com frequência, pode deixar pronto, na geladeira, um preparado com duas colheres de folhas de manga fatiadas, fervidas em meio litro de água, por cinco minutos. Algumas gotas pingadas nas narinas devem resolver o problema.

A cavalinha também pode ser usada. Para cessar a hemorragia, aplica-se um tampão nasal com uma compressa embebida na decocção concentrada. Triturar folhas de coentro e colocar duas gotas do sumo na narina é outra opção.

Além disso tudo, a hidratação das paredes nasais com vaselina – com a ajuda de um cotonete -, para hidratar as membranas, ajuda não só a parar o sangramento como também evita que ele aconteça.

Se a hemorragia nasal é frequente, procure consumir alimentos que tenham substâncias anticoagulantes, presentes na vitamina E. Frutas cítricas também auxiliam neste processo de prevenção. Comer tomates e laranjas todos os dias ajuda a fortalecer as paredes das veias, com isso, os riscos de sangramento estarão reduzidos.

Mas preste atenção em alguns detalhes. Se a hemorragia passar de 15 minutos ou ocorrer em decorrência de uma batida na cabeça, nem pense em remédios caseiros – corra ao hospital mais próximo. Faça o mesmo se o sangramento estiver relacionado a uma pancada no nariz, se houver dificuldade em respirar ou se a hemorragia ocorrer também em outros lugares, como no canto dos olhos, orelhas e gengivas.