Medicina Alternativa

Ingurgitamento mamário: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

O ingurgitamento mamário ocorre quando há o acúmulo excessivo de leite nas mamas, conhecido também como “leite empedrado”. Este problema é mais comum nas primeiras semanas de amamentação, quando mãe e bebê estão se habituando ao processo, mas também pode ocorrer em outros períodos.

 

ingurgitamento mamário

É possível acabar com o excesso de leite com métodos naturais. Foto: iStock, Getty Images

A melhor maneira de evitar o problema é dar de mamar a cada três horas, ou sempre que o bebê quiser. Caso isso não adiante, há dois remédios caseiros que poderão ajudar você no combate ao ingurgitamento mamário.

 

Métodos caseiros contra o ingurgitamento mamário

 

O primeiro método possível são as compressas de água norma. Coloque um pano umedecido com água morna sobre as mamas e deixe-o ali entre 10 e 15 minutos. Quando ele já estiver no local há cinco minutos, comece a pressionar os mamilos para retirar o excesso de leite.

Você poderá realizar o procedimento usando as mãos ou uma bombinha própria para tirar leite, que é vendida nas farmácias. Se preferir, ao invés de compressas, é possível colocar os seios embaixo da água morna corrente e fazer o mesmo processo.

A segunda receita de remédio caseiro para combater o problema utiliza folhas de repolho. Esse vegetal influencia a circulação do leite nas vias mamárias. Pegue uma folha de repolho, corte e coloque sobre as mamas, fazendo um buraco para que os mamilos fiquem de fora.

É importante que todos os lados do seio fiquem encobertos pela folha. Deixe o repolho sobre as mamas durante um dia inteiro, retirando-a a cada vez que for dar de mamar e recolocando em seguida. Se possível, troce as folhas ao menos uma vez.

Ambos os procedimentos vão deixar a mama mais maleável, facilitando assim a pega do mamilo pelo bebê. A segunda receita é especialmente recomendada para o ingurgitamento mamário ainda em fase inicial, pois ele previne que a complicação evolua.

 

Sintomas do ingurgitamento mamário

 

Entre os sintomas do ingurgitamento mamário podemos citar cinco como sendo os principais. São eles:

– Incômodos e dores nas mamas

Mamas duras

– A pele dos seios fica esticada, brilhante e com manchas vermelhas

– Podem ocorrer vazamentos de leite nas roupas

– Eventuais picos de febre

 

Causas e prevenção do ingurgitamento mamário

 

Além do longo espaçamento de tempo entre as mamadas, o ingurgitamento mamário também pode ser causado pelo consumo excessivo de água e outros líquidos, pela ingestão de complementos alimentares ou pela extração errada ou incompleta do leite pelo bebê.

Para que o bebê mame corretamente, é fundamental colocá-lo em uma posição adequada, na qual ele consiga chupar o mamilo e sugar o leite corretamente. Certifique-se também de que ele esvaziou a mama totalmente após cada mamada.

Se você quer evitar esse e outros problemas durante a amamentação, procure manter uma alimentação equilibrada com ingestão dos nutrientes e vitaminas necessários. Evite alimentos gordurosos, frituras ou cafeína, substituindo-os por frutas, verduras e legumes.

Atente também às contraindicações dos alimentos e chás naturais, pois muitos podem prejudicar a amamentação. O mais importante é sempre seguir as orientações de seu médico para garantir a sua saúde e a do bebê.