Receitas

Saiba como preparar um bolo de cenoura sem glúten

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Bolo de cenoura é um dos favoritos de crianças e adultos, ainda mais se por cima tiver uma cobertura deliciosa de chocolate. Há quem não possa comer esta deliciosa receita porque tem intolerância ao glúten. A boa notícia é que é possível fazer receitas de bolo de cenoura substituindo os ingredientes ou ainda com produtos similares, sem o glúten.

bolo de cenoura

Tradição e sabor garantido mesmo para quem tem restrições alimentares. Foto: iStock, Getty Images

Bolo de cenoura: o bolo da vovó

 

Quem não se lembra dos fins de tarde ou dos finais de semana na casa da vovó? Além de ser momento de diversão com os primos, eram dias de muita comilança e bolo de cenoura. A receita é simples, mas quando feita pelas mãos da vovó ficava muito melhor. Só o cheirinho já remete a lembrança boa, não é mesmo?

2 receitas de bolo de cenoura sem glúten

 

Sempre há uma maneira de garantir o sabor e não se privar das delícias que podemos preparar para nossos familiares e amigos. Siga nossas dicas abaixo e defrute de momentos especiais, cheios de aroma e sabor!

1. Bolo de cenoura com farinha sem glúten

Ingredientes:

– 3 xícaras de farinha sem glúten

– 2 xícaras de açúcar

– 4 ovos

– 1 xícara de água morna

– 3 cenouras grandes

– 2 colheres de fermento em pó

– 2 colheres de manteiga ou margarina

– 2 colheres de chocolate em pó sem glúten

– 2 colheres de açúcar

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata os ovos, a cenoura sem casca e a água morna. Numa tigela, misture a farinha e o açúcar, peneirados. Acrescente aos ingredientes secos a mistura do liquidificador. Mexa firmemente com uma colher de pau. Por fim, misture o fermento e mexa delicadamente. Unte uma forma com manteiga e farinha sem glúten e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, e asse por 35 minutos.

Cobertura: numa panela misture o chocolate em pó sem glúten, a manteiga e o açúcar. Mexa até ver o fundo da panela. Coloque o creme de chocolate por cima do bolo e sirva.

2. Releitura do bolo de cenoura

Ingredientes:

– 1 xícara de farinha de arroz

– 1 xícara de polvilho doce

– 1 xícara de óleo

– 1 xícara de açúcar

– 3 ovos

– 2 cenouras 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó

– 1 pitada de sal

– 2 colheres de manteiga ou margarina

– 2 colheres de chocolate em pó sem glúten

– ¾ de xícara de leite

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata inicialmente as cenouras, já descascadas, junto com o óleo até ficar em consistência de purê. Após, bata os ovos. Numa batedeira, ou à mão com colher de pau, misture a farinha, o polvilho, o açúcar e o sal junto com a mistura do liquidificador.

Após conseguir uma massa homogênea, misture delicadamente com uma colher o fermento. Numa forma untada com margarina e farinha de arroz, coloque a massa e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 30 minutos.

Para a cobertura: misture numa panela o chocolate em pó, o leite e a margarina. Mexa até ferver e você conseguir ver o fundo da panela. Cubra o bolo com a mistura e sirva.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!