Medicina Alternativa

Aprenda a fazer um chá para menstruação descer

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

Estresse excessivo, alterações hormonais, consumo excessivo de café, excesso de exercícios físicos, problemas na tireoide e, é claro, a gravidez, podem ser algumas das causas do atraso na menstruação. Se o atraso ocorre frequentemente, então, acaba se tornando um transtorno para a mulher, que acaba ficando inchada e com sinais de irritação. Nessas situações, o chá para menstruação descer parece sempre uma grande opção. Mas, antes de experimentá-los, é necessário prestar atenção a alguns fatores.

 

cha para menstruacao descer

Chás para menstruação descer podem levar ao aborto. Foto: iStock, Getty Images

 

Cuidados com o chá para menstruação descer

 

Antes de tentar consumir qualquer tipo de chá, você precisa se certificar de que não está grávida. Isso porque há muitas ervas que provocam contrações uterinas, o que pode acarretar em um aborto. Além disso, outra medida recomendada é a visita ao ginecologista, para que, antes de tomar o chá para menstruação descer, você possa saber qual o motivo deste atraso, optando pelo tratamento correspondente à causa, ainda que de forma natural.

 

Opções de chá para menstruação descer

Foto: iStock, Getty Images

Agoniada - Há muitas ervas que podem ser utilizadas em um chá para menstruação descer. A agoniada, por exemplo, é um ótimo remédio caseiro para isso. Coloque cinco gramas de flores de agoniada em meio litro de água fervendo. Depois deixe amornar, coe e beba duas a três xícaras por dia até a menstruação descer.

Foto: iStock, Getty Images

A canela também é um ótimo remédio caseiro. O chá para descer a menstruação leva uma canela em pau em uma xícara de água fervente. É só deixar amornar e adoçar, se quiser, antes de consumir.

Foto: iStock, Getty Images De diversas propriedades curativas, a planta também é usadas para fermentar cervejas. Foto: iStock, Getty Images

Angélica é outra erva com essas propriedades. É excelente para descer a menstruação atrasada. Este chá é feito com 10 gramas de raiz de angélica colocadas em meio litro de água fervendo. Deixe amornar e tome o chá três vezes por dia.

Foto: iStock, Getty Images

A arruda é uma erva que, ao longo do tempo, sempre foi receitada com muito cuidado como chá para descer a menstruação. Mas cuidado, pois ela tem propriedades altamente abortivas, portanto, é imprescindível reforçar que a possibilidade de gravidez precisa estar descartada.

Foto: iStock, Getty Images

O orégano também pode ser utilizado como chá para descer a menstruação. São duas colheres de chá de orégano para um xícara de água fervendo. Tape e deixe em infusão por cinco minutos. Tome apenas uma xícara ao dia.

 

 

Agoniada

Há muitas ervas que podem ser utilizadas em um chá para menstruação descer. A agoniada, por exemplo, é um ótimo remédio caseiro para isso. Coloque cinco gramas de flores de agoniada em meio litro de água fervendo. Depois deixe amornar, coe e beba duas a três xícaras por dia até a menstruação descer.

Angélica

Angélica é outra erva com essas propriedades. É excelente para descer a menstruação atrasada. Este chá é feito com 10 gramas de raiz de angélica colocadas em meio litro de água fervendo. Deixe amornar e tome o chá três vezes por dia.

Canela

A canela também é um ótimo remédio caseiro para este fim. O chá para descer a menstruação leva uma canela em pau em uma xícara de água fervente. É só deixar amornar e adoçar, se quiser, antes de consumir. As propriedades aromáticas da canela são estimulantes da circulação e do coração, o que aumenta a pressão e provoca a contração do útero.

Outra forma de consumi-la é colocando um pau de canela em uma xícara de leite morno com mel. Ao adicionar canela em pó em doces, como bolos, tortas ou em um mingau, por exemplo, é possível conseguir regularizar a menstruação irregular.

Mas atenção: o consumo da canela é indicado somente para adiantar a menstruação em um ou dois dias do seu período normal, ou fazê-la descer em caso de atraso inferior a um mês.

Arruda

A arruda é uma erva que, ao longo do tempo, sempre foi receitada com muito cuidado como chá para descer a menstruação. Mas cuidado, pois ela tem propriedades altamente abortivas, portanto, é imprescindível reforçar que a possibilidade de gravidez precisa estar completamente descartada como motivo do atraso antes de usar esta erva.

Acrescente duas colheres de flores e folhas de arruda em um pilão e soque. Deixe a erva triturada em uma vasilha com uma xícara de água fria, por uma noite. Tome no dia seguinte. Outras ervas indicadas para a menstruação descer são a salsinha, a alcarávia, o anis estrelado e a verbena.

Orégano

O orégano também pode ser utilizado como chá para descer a menstruação. São duas colheres de chá de orégano para um xícara de água fervendo. Tape e deixe em infusão por cinco minutos. Tome apenas uma xícara ao dia.