Medicina Alternativa

Berne: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

A larva da mosca varejeira é responsável pela berne. Manifestando-se através de uma ferida na pele, que provoca coceiras, dores, inchaço e vermelhidão, esse problema tem início em uma lesão ou arranhão já existente, na qual a mosca deposita os ovos. Do interior da pele, as larvas nascem e começam a se desenvolver, alimentando-se dos tecidos da pessoa em que se alojou.

O tratamento para berne é bastante eficiente se feito logo início. A cura vem após cuidados feitos pelo médico, que remove a larva do interior da pessoa. Os sintomas podem ser agravados caso a remoção não seja feita logo. É sempre importante salientar que a procura pelo médico deve ser feita imediatamente após os sinais do problema, mas alguns remédios caseiros podem auxiliar na remoção da larva de dentro da pele.

berne

Métodos caseiros podem ser eficientes para remover a berne. Foto: iStock, Getty Images

Removendo a berne com esmalte

É possível “asfixiar” a larva da berne com o esmalte de unhas. O produto faz com que o verme fique mais fraco e queira sair. Para provocar a asfixia da larva, coloque uma gota de esmalte no local onde a mosca depositou os ovos.

Depois, cubra com um esparadrapo por cima e deixe assim por um período de 24 horas. No dia seguinte ao procedimento, retire a larva utilizando uma pinça e faça a desinfecção da pele com Iodopovidona (antisséptico disponível em farmácias), aplicando uma gaze esterilizada no local.

Tirando a larva da pele com vaselina

A vaselina impede que o ar chegue até a berne, provocando o sufocamento da larva dentro da pele. O remédio caseiro feito à base dessa substância auxilia na retirada do “bichinho” com uma pinça. Coloque a vaselina sobre o local onde a larva foi depositada pela mosca, cobrindo a seguir com um esparadrapo.

A larva ficará sem ar e tentará sair. Deixe assim por 24 horas. Após esse período, retire a larva com uma pinça e use Iodopovidona para desinfetar a região, aplicando uma gaze sobre o local.

Tratamento para berne com levedo de pão

É possível remover a larva de dentro da pele utilizando o levedo de pão, também conhecido como fermento. Coloque um pedaço da massa de pão com fermento sobre a pele, no local onde está a ferida provocada pelo berne, e deixe por algum tempo.

O verme tentará sair, sentindo-se sufocado. Assim que ele estiver do lado de fora, aplique um pouco de vaselina e retire-o com uma pinça. Depois de removida a larva, lave bem a região, limpe e desinfete.

Outras formas de tratar e remover a larva

Em geral, é o clínico geral quem administra o tratamento para remover a larva da mosca de dentro da pele dos humanos. Sob orientação do médico, a pessoa pode realizar os procedimentos em casa. Porém, é necessário primeiro uma consulta para estar alerta sobre os efeitos colaterais.

O médico costuma utilizar a pinça para retirar a berne da região onde está alojada. Também podem ser receitados medicamentos anti-parasitários, a exemplo da Imervectina, que mata a larva. Em casos avançados e graves, quando não é possível remover o ser vivo, realiza-se uma cirurgia, que consiste em um corte para alargar o buraco da ferida e então retirar a larva.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!