Medicina Alternativa

Herpes simples: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

O herpes simples é uma infecção viral que, embora possa aparecer em qualquer parte do corpo, tem uma maior ocorrência na boca, junto aos lábios e nos órgãos genitais. Ela se caracteriza por lesões que costumam demorar uma semana para desaparecer, e dores e inconvenientes tornam essa espera interminável.

 

herpes simples

Receitas caseiras aceleram a cura da herpes simples. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a herpes simples

 

Os sintomas começam com lesões cutâneas, em forma de pequenas bolhas, precedidas por coceira, ardência e formigamento. O ciclo completo da lesão é de sete dias – depois disso, o problema vai desaparecer por completo.

É importante que se tenha um cuidado muito grande, pois, como é uma infecção causada por um vírus, é extremamente contagiosa. Por isso, antes de fazer qualquer tratamento, é recomendável limpar muito bem a área afetada com água e sabão antisséptico, para bloquear a propagação do vírus.

Em geral, as lesões do herpes simples aparecem em quadros de estresse ou em outras situações que desencadeiam uma baixa na imunidade do corpo. A maioria dos casos não demanda muita preocupação, mas quando as lesões aparecem com uma certa frequência, é importante investigar o que está causando as crises da doença.

Os remédios caseiros podem ser importantes aliados contra o herpes simples, especialmente para aliviar os inconvenientes sintomas da doença. Confira, abaixo, algumas opções de métodos que você pode utilizar.

 

Remédios caseiros para herpes simples

 

Gelo

Um dos mais rápidos, práticos e eficazes métodos é a aplicação de gelo. A aplicação sobre a área afetada várias vezes ao dia já no primeiro sintoma reduz a inflamação, e substâncias inflamatórias ajudam no processo de reativação do vírus – o gelo, portanto, bloqueia o processo.

Aloe vera

Aloe vera, ou babosa, como também é conhecida, assim como a hamamélis e a erva-cidreira, também tem propriedades que aliviam os sintomas e ajudam a curar as bolhas. 

Alho

Esse alimento é outro grande aliado. Antiviral natural, é perfeito para combater o herpes simples. Basta que você corte um dente pela metade e esfregue sobre a região por alguns segundos.

Leite

Um algodão embebido com leite permite a aceleração do processo de cura. Isso acontece porque o leite possui, na sua composição, um componente que inibe o aminoácido que causa o herpes simples.

Chá preto

Compressa de chá preto sobre a região afetada, além de acelerar a cura, reduz bastante os sintomas.

Sal e limão

Sal (pressionado no local até que se desmanche) e limão (quatro gotas sobre a bolha, três vezes ao dia) também podem ser usados no local.

Mel

Uma colher de mel de abelha com um pouco de vinagre também pode ser usada em compressas no local afetado.

 

Recomendações

 

Depois de encerrado o ciclo da infecção, uma orientação que você deve seguir é jogar fora tudo que foi usado durante o tratamento e também substituir a escova de dentes.

Outros cuidados também devem ser observados. O controle da alimentação enquanto o processo de cura não se completa é importante. Suspenda comidas muito ácidas ou salgadas, além do chocolate, chá e café, e use bastante alho na sua alimentação.

Evite a exposição ao sol e não estoure as bolhas ou retire a pele morta do local. Deixe que o vírus cumpra seu ciclo. Use estas receitas caseiras apenas para acelerar o processo.