Medicina Alternativa

Indigestão: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

Nada pior do que uma indigestão para estragar um dia inteiro. E ela pode surgir em uma festa, no meio do trabalho ou até mesmo melando aquele encontro cercado de expectativas. Ou seja, o inconveniente pode tornar esse mal-estar ainda mais desconfortável.

 

indigestao

Chás são bons remédios contra o mal-estar da indigestão. Foto: iStock, Getty Images

Muitas vezes, a indigestão ocorre logo após uma refeição. Vem aquela sensação de desconforto, um mal-estar com dores no estômago, estufamento, enjoo e a impressão de que algo não desceu bem. Também podem ser sintomas a língua seca, prisão de ventre e até diarreia.

 

Como surge a indigestão

 

indigestão acontece, normalmente, quando abusamos de alimentos gordurosos, pesados, quando comemos depressa demais e mastigamos pouco e mal os alimentos. Nesta hora, você pode optar por remédios caseiros. Eles vão ajudar você a se livrar daquela sensação de desconforto e também a aliviar a dor.

Vamos listas aqui receitas fáceis para combater os sintomas com produtos que todo mundo tem em casa.

 

Remédios caseiros podem ajudar

 

Comece bebendo um copo de água morna com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e algumas gotas de suco de limão. A mistura pode não ser muito saborosa, mas a ingestão dela vai neutralizar a acidez do estômago. Mas cuidado: não use esta mistura com muita frequência, pois o bicarbonato pode ser prejudicial para o estômago.

Uma xícara de chá de camomila ou de hortelã é também uma boa pedida para ajudar a dissolver a sensação de indigestão. Beba o chá lentamente. Se preferir, mastigue as folhas de hortelã por alguns minutos. Isso vai acelerar a digestão.

Mastigar sementes asiáticas ajuda a curar a azia. Coloque no liquidificador uma colher (chá) de anis, uma de endro, de erva-doce e de sementes de cominho, em quantidades iguais. Bata tudo junto e mastigue, lentamente, aproximadamente meia colher de chá de cada vez.

Mais uma forma caseira de aliviar a indigestão é comer gengibre cristalizado. Esta também pode ser uma boa opção de tratamento para as crianças pequenas que têm o mal-estar. Um chá de gengibre com cascas de laranja também acelera a digestão.

Com um limite de quatro xícaras ao dia, você pode tomar também uma mistura feita com 20 g de folhas de carqueja fervidas em um litro de água, por trinta minutos. Beba o chá morno.

Outro bom remédio caseiro para má digestão é o chá de boldo, uma erva que possui propriedades que estimulam o sistema digestivo e desintoxicam o organismo. Misture uma colher (sopa) de folhas de boldo em um litro de água. Deixe ferver por alguns minutos e beba frio e sem açúcar. Tome meia xícara antes e outra depois das refeições, sempre que achar necessário.

 

Hábitos para prevenir indigestão

 

Outras dicas também podem ser aplicadas. Depois de uma refeição mais pesada, tente fazer uma caminhada longa e agradável. Não fique parado. Se a indigestão não passar depois de algumas horas, a próxima refeição deve ser muito leve, com caldos ou sopas.

Você precisa aprender a comer melhor para proteger o seu aparelho digestivo. O mais importante é, caso perceba que os sintomas permaneceram por mais de uma semana, ou as fezes estão com uma coloração escura, procure um médico para averiguar o que está acontecendo.