Receitas

Saiba como preparar um bolo gelado light

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

Nos dias quentes de verão o apetite muda. Alimentos pesados, gordurosos, de digestão mais lenta, dão lugar a comidas mais leves, a cardápios mais refrescantes. É aí que o consumo de sorvetes e saladas de fruta aumenta significativamente – sem falar de sucos, milk-shakes e saladas em geral. O bolo gelado é uma opção para quem deseja um doce.

bolo gelado

Em sua versão light, bolo gelado é opção deliciosa de sobremesa. Foto: iStock, Getty Images

 Bolo gelado é alternativa

 

Não, o bolo gelado não é isento de calorias, porém, quando preparado em uma versão light, pode ser considerado uma excelente alternativa para equilibrar a postura relax das férias com algum cuidado com a dieta.

Com ingredientes similares, mas com níveis de gordura e açúcar reduzidos, é possível, sim, fazer um bolo gelado saboroso, com a vantagem de que ele poderá ter menos influência no aumento do peso – claro que, como os demais alimentos, deve ser ingerido com moderação: o bom-senso é fundamental.

É super fácil preparar o bolo gelado. A sugestão é servi-lo como sobremesa ou de lanche da tarde – a criançada adora. Veja como fazer:

Veja como fazer o bolo gelado

O que você precisa para seu bolo gelado.

Ingredientes da massa:

200 gramas de margarina light

220 gramas de adoçante culinário

Três ovos

100 gramas de chocolate em pó light

100 gramas de farinha de trigo

80 gramas de farinha integral

200 mililitros de leite desnatado

Uma pitada de sal

Uma colher de sopa de fermento

Recheio:

Duas caixas de pudim light – sabor de sua preferência – preparadas conforme instruções das embalagens

Duas colheres de sopa de coco ralado

Ingredientes da cobertura:

Uma caixa de creme de leite light

Cinco colheres de sopa de cacau em pó

20 gramas de chocolate (70% cacau)

Modo de Preparo da massa:

Misture a margarina e o adoçante, batendo-os até obter uma mistura cremosa. Acrescente os ovos, um a um. Agregue, aos poucos, os demais ingredientes. Deixe o fermento por último. Coloque a mistura em uma forma untada, levando-a para o forno pré-aquecido à temperatura de 180ºC. Deixe assar até que fique levemente dourada.

Modo de Preparo do recheio:

Em fogo médio, misture todos os ingredientes mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Armazene-o e deixe esfriar. Com a massa já fria, corte-a ao meio e espalhe a mistura do recheio. Cubra com a outra metade da massa.

Modo de Preparo da cobertura:

Misture o creme de leite e o cacau em pó, levando-os ao fogo brando. Mexa sempre e, quando estiverem bem mesclados, retire do fogo e espalhe sobre a massa. Salpique lascas de chocolate.

Coloque o bolo na geladeira, deixando-o gelar por pelo menos duas horas. Corte-o em pedaços menores, embrulhando-os em papel alumínio. Sirva sempre gelado. Se quiser, acrescente frutas cortadas em fatia para decorar.

Para acompanhar, a dica são os chás gelados. O ideal é prepará-los em casa, com frutas frescas. Além de naturais, têm poucas calorias, são deliciosos e ainda fontes de vitaminas. Pêssego, abacaxi, limão, hortelã e morango são as frutas mais comumente utilizadas no preparo dos chás gelados. Mesmo assim, há muitas outras opções, basta usar a criatividade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima