Receitas

Aprenda 3 receitas salgadas sem glúten

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Quem tem intolerância a glúten precisa ter cuidado com a alimentação. Receitas salgadas ou doces não podem conter este ingrediente que é o causador dos sintomas vividos pelas pessoas com doença celíaca, como perda de peso, anemia, alteração de pele e fraqueza das unhas.

 

receitas salgadas

Alimentos sem glúten são a pedida para quem possui doença celíaca. Foto: iStock, Getty Images

Para quem precisa evitar o glúten, há uma infinidade de receitas de pratos saborosos e que não levam trigo, centeio, aveia ou outros grãos.

Receitas salgadas sem glúten são fáceis de fazer

 

Um dos mitos sobre as receitas salgadas sem glúten é que elas são difíceis de fazer. Mas não. A complexidade vai depender do prato, exatamente como as receitas convencionais. A farinha de trigo, principal ingrediente com glúten, pode ser facilmente substituída por farinha de arroz, amido de milho ou fécula de batata.

Veja 3 receitas salgadas sem glúten

 

 

  1. Empadão

Entre as receitas salgadas sem glúten, o empadão é uma das mais apreciadas e fáceis de fazer. Você pode fazer o recheio que ficar ao seu gosto, podendo ser de frango, palmito, tomate seco, carne, sardinha. Enfim. É só escolher o que preferir!

Ingredientes:

2 ½ xícaras de farinha sem glúten ou farinha de arroz

1  ovo

1  gema

½ colherinha de sal

100 gramas de margarina sem leite

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes, menos a gema, e amasse com as mãos até conseguir uma massa lisa e uniforme. Unte uma forma de fundo removível e despeje 3/4 da massa, forre o fundo e as laterais. Coloque um recheio de sua preferência, mas como pouca água, e feche com o restante da massa – abra com um rolo. Pincele a gema do ovo sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar.

  1. Bauru ao forno

Ingredientes:

10 colheres de fécula de batata

8 colheres de amido de milho

6 colheres de farinha de arroz

4 ovos

1 xícara pequena de óleo

1 xícara de água morna

1 colher de fermento em pó

1 colherinha de sal

200 gramas de presunto

1 cebola pequena

1 tomate

Sal e pimenta a gosto – para o recheio.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma forma e coloque metade da massa. Coloque sobre a massa a cebola e o tomate cortados em rodelas e tempere a gosto. Use o restante da massa para cobrir o recheio. Asse em forno médio, pré-aquecido por 30 minutos. Sirva quente. O bauru ao forno é uma das receitas salgadas sem glúten que podem ser servidas como almoço ou janta.

  1. Pão de queijo

Ingredientes:

4 batatas brancas

2  ovos

½ xícra de água

½ xícara de óleo de canola

2 xícaras de polvilho doce

2 xícaras de polvilho azedo

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas e amasse em ponto de purê. Acrescente os polvilhos, os ovos, a água aquecida e o óleo. Misture bem até formar uma massa homogênea. Faça pequenas bolinhas com a massa. Asse em forno médio pré-aquecido por 15 minutos.

Dica: as receitas salgadas que não levam glúten, precisam ser consumidas em um ou dois dias, pois elas ficam secas com maior facilidade.