Medicina Alternativa

Bronquite asmática: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

A bronquite asmática é simplesmente mais uma maneira de se referir à uma condição muito conhecida: a asma. Ela se caracteriza pela inflamação das principais passagens de ar pelo pulmão. Quem tem essa doença passa frequentemente por crises, que podem ser um tanto agoniantes.

 

bronquite asmática

Remédios naturais ajudam a combater os sintomas da asma. Foto: iStock, Getty Images

 

Identificando a bronquite asmática

 

Entre os sintomas que podem identificar uma crise de bronquite asmática estão a dificuldade para respirar, febre, calafrios, desconforto no peito, tosse seca e incômoda que se estende por várias semanas, lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio e infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes.

Além do acompanhamento médico, remédios caseiros podem ser aliados no combate aos sintomas. Para isso, selecionamos algumas receitas e esperamos que você faça bom proveito.

 

Remédios caseiros contra a bronquite asmática

 

Coração de bananeira

A ponta avermelhada localizada no final do cacho da bananeira, que é chamada de coração, além de servir como alimento, é muito usado no preparo de um xarope de ótimo resultado para tratamento da bronquite asmática.

Para fazer o xarope, junte um coração de bananeira de tamanho médio ou pequeno, pique em fatias finas e reserve. Em outro vasilhame, raspe uma rapadura até que vire farofa. Em uma travessa de vidro, disponha camada fina do coração de bananeira picado, cobrindo com outra camada também fina da farofa de rapadura. Vá fazendo as camadas até misturar tudo.

Depois, cubra com um pano e deixe de um dia para outro em descanso. Aí é só coar e está pronto o xarope para bronquite asmática. Tome uma colher de sobremesa, de três a quatro vezes ao dia. A validade do xarope é de uma semana.

Xarope de cebola

O xarope de cebola também é empregado no tratamento da bronquite asmática. É feito com uma cebola grande, suco puro de dois limões, meia xícara de açúcar mascavo e duas colheres de mel.

Corte a cebola em rodelas e junte com o mel, depois adicione o suco de limão e o açúcar mascavo. Após misturar tudo, tampe o recipiente com um pano e deixe descansar durante um dia inteiro. Coe e está pronto o xarope. Deve ser tomada uma colher do xarope três vezes ao dia.

Chás

Um bom e eficiente remédio caseiro para bronquite é tomar um chá com propriedades anti-inflamatórias, mucilaginosas ou expectorantes. Separamos três receitas para você.

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a desinflamar os brônquios. Coloque dois ou três centímetros da raiz de gengibre em 180 ml de água no fogo. Deixe ferver por cinco minutos, e depois deixe esfriar. Coe e tome quatro xícaras por dia nos períodos de crise e três vezes por semana para prevenir.

O chá de erva-doce é feito com uma colher (de chá) das sementes de erva doce em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e beba morno, três a quatro vezes ao dia.

Já o chá de malva – que tem propriedades mucilaginosas que acalmam a irritação da mucosa -, pode ser feito com duas colheres (de sopa) de folhas secas da planta, em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e beba três vezes ao dia.