Medicina Alternativa

Gordura no fígado: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Quem sofre de esteatose hepática, ou fígado gordo, como é conhecido popularmente este mal de difícil tratamento, sabe o quanto essa condição pode ser incômoda. Ela consiste no excesso de gordura no fígado, causado, geralmente, pela ingestão exagerada de alimentos gordurosos, frituras, álcool e açúcares.

 

gordura no fígado

Remédios caseiros ajudam a tratar a esteatose hepática. Foto: iStock, Getty Images

Essa gordura provoca a inflamação das células do órgão. Os principais sintomas da doença incluem dor abdominal, pele amarelada e vômitos. Algumas receitas caseiras podem ajudá-lo no combate a esse mal.

 

Eliminando a gordura no fígado

 

Cardo-mariano

O chá de cardo-mariano é um ótimo remédio contra a gordura no fígado. Esta planta possui propriedades adstringentes, facilita a digestão e estimula o apetite, o que alivia os principais sintomas da esteatose hepática, como o enjôo, vômitos e a falta apetite.

É feito com duas colheres (chá) de sementes de cardo-mariano, colocadas em duas xícaras de água fervente. Deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba 30 minutos antes das refeições.  

Lima-da-pérsia

Esse é um tratamento muito eficaz contra a gordura no fígado. A lima-da-pérsia é uma fruta cítrica com grande capacidade de limpar e restaurar o fígado. Lave uma lima-da-pérsia, bata no liquidificador com casca e 100 ml de água, coe e beba imediatamente. O tratamento deve ser feito em jejum, por duas semas seguidas, ou mais.

Cura de limão

Uma opção para fazer uma limpeza e reduir a gordura no fígado é a cura de limão. Veja, abaixo, como preparar a bebida, que deve ser consumida diariamente, em jejum.

Ingredientes:

– um copo de suco de maçã natural

– um copo de água mineral

– suco de três limões

– uma colher de chá de açafrão

– um dente de alho

– um pedaço de aproximadamente um centímetro de gengibre fresco

– uma colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe processando até que se forme um líquido homogêneo. O consumo deve ser feito em jejum, na primeira hora do dia. Duas horas depois, tome um chá de sua preferência, e só então faça sua refeição.

Opte por alimentos saudáveis enquanto estiver fazendo a cura do limão, como vegetais, frutas e alimentos crus. Evite café, açúcar, farinha, gordura e álcool e, se possível, também não coma carne. Faça o tratamento por, no máximo, cinco dias.

Essa é uma receita que vai permitir desintoxicar o fígado e purificar o organismo ligeiramente. Com esse remédio caseiro, seu fígado vai liberar grande quantidade de toxinas e reduzir o nível de gordura acumulada – ainda vai, certamente, proporcionar a perda de alguns quilos.

Hábitos

Não esqueça, todos os tratamentos caseiros para a gordura no fígado devem ser complementados com dieta – que inclui evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e açúcares -, exercícios físicos e também abstinência ao tabaco e álcool.

Os exercícios físicos são importantes porque o excesso de peso é um grande indutor a problemas de saúde de ordem geral, não só no fígado, mas em todo o organismo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!