Guia dos Dentes

Saiba como aliviar dor de dente com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Pode ser causada por uma simples cárie, por um abscesso molar, sinusite, dor de ouvido ou pelo crescimento de um dente siso. Seja qual for a origem, o certo é que a dor nos dentes costuma ser bastante incômoda e causar bastante agonia. Por isso, saber como aliviar dor de dente com remédios caseiros pode ser uma ótima saída para esse incômodo.

 

como aliviar dor de dente

Receitas caseiras ajudam a diminuir a dor de dente. Foto: iStock, Getty Images

 

Como aliviar dor de dente

 

É claro que, se as dores são constantes e muito fortes, o mais aconselhado é sempre procurar um profissional especializado – no caso, um dentista. Mas se a dor começou na sexta-feira de noite ou na madrugada de um feriado, vai ser difícil conseguir uma consulta, não é mesmo? É para que você não fique morrendo de dor enquanto espera que é importante saber como aliviar dor de dente.

 

Veja como aliviar dor de dente em casa

Gelo

Comece chupando cubos de gelo, isso vai ajudar a diminuir o inchaço e a inflamação. Você deve colocar o gelo sobre o dentre dolorido para que a dor seja aliviada. Se preferir, coloque junto à bochecha – protegido com um pano, para não queimar. Faça isso por 15 minutos, de três a quatro vezes ao dia.

Cravo-da-índia

Também há como aliviar dor dente usando o óleo de cravo-da-índia, que tem ação analgésica, anti-inflamatória e antisséptica. Ele vai acalmar a dor e a inflamação e prevenir a infecção. Basta colocar duas gotas do óleo diretamente sobre o dente dolorido.

Você também pode aplicar diretamente sobre a gengiva do molar dolorido um cravo-da-índia durante alguns minutos. Misturar cravos a uma porção de enxaguante bucal e enxaguar sua boca pelo menos três vezes ao dia também é uma boa opção.

Jambu

O chá de jambu tem ação anestésica e antisséptica, e também acalma a dor. Para fazer os bochechos, deve-se adicionar 5 gramas de folhas de jambu em uma xícara de água fervente, esperar por 10 minutos, coar e bochechar cerca de três vezes por dia.

Salsa e sal

A salsa possui propriedades que ajudam a aliviar a dor, por isso é bastante usada com este propósito. Mastigue um pouco de salsa várias vezes ao dia e você verá o resultado. Se o que você tem é algum abscesso ou uma infecção causada por algum alimento que ficou preso entre os dentes, o sal pode ser seu aliado pelo seu poder antisséptico.

Higiene

Antes de mais nada, é importante limpar a área e retirar os restos de alimentos no local. Para isso, use escovas interdentais, pois nem sempre o fio dental resolve neste caso.

Como aliviar dor de dente depois desta limpeza? É simples: misture meio copo pequeno de água com uma colher de sopa de sal. Faça gargarejos com esta solução depois das refeições e da limpeza no local. Isso também vai diminuir a dor.

Mas atenção: saber como aliviar dor de dente pode não resolver o problema que está causando esse desconforto. Por isso, vá ao dentista e, até lá, além de usar estas receitas, evite alimentos quentes e não consuma doces.