Clínica Geral

Saiba como evitar a infecção intestinal no verão

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

No verão, a infecção intestinal é mais frequente tanto em crianças quanto em adultos e idosos. Nesta época do ano, os microorganismos que causam a doença se proliferam com mais rapidez, isso porque eles encontram a temperatura adequada para se multiplicar. Em restaurantes e lanchonetes, por exemplo, nas quais as comidas ficam expostas em temperatura ambiente, o risco de contaminação é ainda maior.

 

infeccao intestinal

Cuidados com alimentos e higiene são medidas essencial.

Evite a infecção intestinal 

 

A infecção intestinal é uma doença causada principalmente pela ingestão de alimentos contaminados pelas bactérias Salmonella e E.Coly. Entre os seus sintomas mais comuns estão a diarreia constante, dores abdominais, febre alta, dor de cabeça, mal estar e desidratação. Associada ao verão, a infecção intestinal também é mais frequente durante as férias. Os horários das refeições mudam, bem como o cardápio, já que alimentos rápidos ganham preferência.

 

O consumo de alimentos na beira da praia também exige cuidado redobrado. O ideal é conferir como o artigo que você deseja comprar é preparado, e caso fique na dúvida, evite consumi-lo. Para quem leva o lanche de casa para a praia, a dica é usar uma caixa de isopor com gelo para que os alimentos se conservem por mais tempo.

Outra causa da doença é a falta ou a má higiene. Lavar bem as mãos após ir ao banheiro, e sempre antes das refeições, é fundamental para evitar a incidência desta e de outras infecções. Tomar água filtrada ou mineral também é importante para se manter longe da doença.

 

dor de barriga

Cuidados como lavar as mãos são aliados na prevenção da infecção intestinal.

 

Diagnóstico e tratamento para a infecção intestinal

 

Como os sintomas da infecção intestinal assemelham-se ao de outras doenças e desconfortos abdominais, o mais indicado é procurar um médico. O diagnóstico da doença será feito a partir de um exame laboratorial de suas fezes, e assim que constatado o problema, o tratamento deve começar para evitar futuras complicações.

O tratamento vai depender da reação do organismo, e do grau de gravidade da infecção em cada pessoa. Geralmente ela é combatida com o uso de antibióticos e alguns cuidados na alimentação.

Já que um dos sintomas da infecção intestinal é a desidratação, é essencial que o paciente contaminado tome muita água por dia, mesmo não tendo sede. O soro caseiro é bom para fortalecer, já que as pessoas com a doença tendem a perder o apetite, e o suco natural de laranja ajuda no fortalecimento da imunidade, pois é rico em vitaminas.

Alimentos como banana, bolachas, mingau, leite e farinhas devem ser evitados durante a presença da doença, pois eles contribuem para a prisão de ventre. Enquanto isso, coma verduras e legumes cozidos, carnes grelhadas e frutas compostas por água.

 

Como fazer soro caseiro

 

O soro caseiro é um “santo remédio” no tratamento da infecção intestinal, portanto anote a receita a seguir:

Ingredientes

– 1 colher (de sopa) de açúcar

– 1 colher (de chá) de sal

– 1 litro de água filtrada ou fervida.

Modo de Preparo:

Misture tudo e mantenha na geladeira.

O ideal é que se beba o soro várias vezes ao dia, e na quantidade equivalente a que se elimina na diarreia.