Medicina Alternativa

Nevralgia: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

A nevralgia é caracterizada como uma irritação ou inflamação de um ou de vários nervos, que resulta em uma dor repentina e intensa em um ponto específico, que depois se espalha para outras áreas nos arredores de onde começou. Quando atinge a face, por exemplo, é possível que comece na bochecha e depois se estenda até o queixo. Já quando o problema acontece no ombro, pode ir para os braços ou costas.

Nevralgia

Remédios caseiros ajudam a tratar casos de nevralgia. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a nevralgia

 

Diversas causas podem explicar o aparecimento de uma nevralgia. É possível que ela seja decorrência de uma doença como a herpes, da cicatrização de algum ferimento, da exposição a mudanças súbitas de temperatura, da realização de certos movimentos, do consumo excessivo de álcool, do estresse ou nervosismo, ou até mesmo de um quadro de depressão. Ou seja, essa condição, bastante incômoda, geralmente é um sintoma de um outro problema de saúde.

Alguns hábitos auxiliam a prevenir esse problema. É bastante importante, por exemplo, cuidar a quantidade de álcool ingerida, já que ele pode ser prejudicial aos nervos. Além disso, manter uma dieta balanceada e rica em cerais integrais ajuda muito na prevenção.

Por fim, a prática de exercícios físicos regulares e suaves, para movimentar e relaxar os músculos, é outra ótima forma de prevenir o aparecimento da nevralgia – principalmente se o exercício envolve os músculos de partes do corpo em que você tem maior propensão a desenvolvê-la.

No entanto, se nada disso adiantar e você desenvolver uma inflamação nos nervos, existem alguns remédios caseiros que podem auxiliar a combatê-la. Siga na leitura e conheça alguns deles.

 

Remédios caseiros contra nevralgia

 

Erva de São João

A Erva de São João possui diversas propriedades curativas e medicinais, e é bastante benéfica para tratar condições que envolvem o sistema nervoso. Para obter os benefícios dessa erva no tratamento da nevralgia, você pode fazer uma infusão misturando uma colher de erva de São João com uma xícara de água, e tomar aproximadamente duas a três xícaras, diariamente.

Camomila

A camomila possui propriedades calmantes e, por isso, pode ser ótima nos casos de nevralgia. Misture 100 gramas de flores de camomila em azeite de oliva quente, por aproximadamente três horas. Depois, filtre essa mistura em uma panela e guarde-a em um frasco que você consiga fechar bem. Molhe seus dedos nessa mistura e faça uma massagem, tantas vezes quantas forem necessárias, na zona onde há dor.

Água quente

Fazer uma simples compressa de água quente na área afetada, em alguns casos, pode ser o bastante. É preciso, porém, que a compressa esteja quente, ou seja, você deve trocar a gaze assim que ela perder o calor.

Aveia

Uma boa alternativa para o tratamento da nevralgia é a preparação de um cataplasma com aveia. Basta ferver aproximadamente dois copos desse farelo e aplicá-lo sobre a área afetada. Depois de pouco tempo você já será capaz de sentir a melhora.

Argila

A argila é um dos melhores calmantes existentes para os nervos. Prepare compressas com argila, colocando em um recipiente meio copo de argila em pó e cobrindo essa mistura com água quente. Deixe repousar por alguns minutos e depois aplique a mistura diretamente sobre a área dolorida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!