Receitas

Sucos naturais: veja as melhores receitas

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

Quer inserir uma dieta saudável e funcional à rotina? Comece incluindo sucos naturais no cardápio. A ingestão abundante de líquidos é importante para a hidratação do corpo. Inserir sucos naturais é, portanto, o primeiro passo na adoção de uma série de hábitos alimentares positivos.

sucos naturais

Sucos podem busca pela perda de peso e manutenção da saúde. Foto: iStock, Getty Images

Quando se fala em sucos naturais, entende-se sumos extraídos de frutas frescas, portanto, esqueça qualquer preparo de caixinha por mais que ele traga ‘natural’ no rótulo. Mas o que muita gente nem se dá conta é que no grupo de sucos naturais é possível dar espaço também a diversos vegetais.

Sucos naturais ajudam o metabolismo

 

É que, quando misturados às frutas, podem ser seu valor nutricional otimizado, o que na sequência pode produzir bons resultados ao organismo. Ingeridos com regularidade, os sucos naturais não só ajudam a manter o funcionamento regular do metabolismo como também colaboram à prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer.

Saiba como preparar sucos naturais

 

Acompanhe algumas receitas e refresque-se de forma saudável neste verão:

1. Suco verde

Ingredientes:

 

– Uma folha picada de couve, de preferência a do tipo manteiga

– Quatro cubos médios de abacaxi
– 100 ml de suco de laranja

– 10 folhas de hortelã
– Gelo

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador por 30 segundos.

Benefícios: a couve concentra cálcio, beta caroteno, antocianinas (substâncias que agem na prevenção de distúrbios circulatórios e do coração, além de evitar alguns tipos de tumores) e fibras. Já a laranja é rica em vitamina C e o abacaxi em antioxidantes, componentes que atuam no combate ao envelhecimento das células.

2. Suco de beterraba, maçã e gengibre

 

Ingredientes:

– Uma beterraba média

– Uma maçã pequena sem casca

– Três lascas de gengibre

Modo de Preparo:

Liquidifique todos os itens com um pouco de água. Sirva gelado.

Benefícios: Este tipo de suco é farto em vitaminas A, B6 e C, estimulando o fortalecimento da imunidade. Ademais, tem ação anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do sistema digestivo.

3. Suco de água de coco com pepino

 

Ingredientes:

– Um pepino pequeno descascado

– 200 ml de água de coco

Modo de Preparo:

Misture tudo no liquidificador. Coe e beba gelado.

Benefícios: Opção de pouquíssimas calorias, trata-se de um suco abundante em fibras e cálcio. Além disso, é um preparo diurético, que ajuda a eliminar toxinas.

4. Suco de couve, abacaxi, laranja e maçã

Ingredientes:

– Duas colheres de sopa de couve, preferencialmente a manteiga

– Duas rodelas de abacaxi

– Suco de uma laranja

– Uma maçã pequena sem casca e sem semente

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes. Coe antes de beber.

Benefícios: Ácido fólico, ferro, potássio e vitamina A compõem a lista de nutrientes desta alternativa líquida. A partir destas substâncias benéficas ao metabolismo, é possível aproximar-se da prevenção á osteoporose, ao controle da pressão e à melhoria dos processos digestivos, entre outros.

5. Suco de melancia, gengibre e manjericão

 

Ingredientes:

– Duas fatias de melancia

– Uma lasca de gengibre

– Uma folha de manjericão fresco

Modo de Preparo:

Bata tudo. Coe. Sirva

Benefícios: Diurético por conta da presença da melancia, o suco também se configura como termogênico já que acelera o metabolismo em razão da presença do gengibre. O manjericão igualmente tem função significativa neste preparo: colabora para desintoxicação orgânica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima