Dieta

Aprenda a fazer dietas rápidas que funcionam

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

Dietas rápidas nunca são as ideais ou as mais indicadas por nutrólogos e nutricionistas. A razão é simples: na mesma proporção que elas fazem com que se perca peso, o retorno dos quilos extras eliminados é igualmente veloz.

dieta rápida

É preciso ter cuidados diante da vontade de perder peso rapidamente. Foto: iStock, Getty Images

Em geral, perde-se água e massa, não exatamente apenas gordura. Ademais, as dietas rápidas não são recomendadas por privarem o corpo de diversas fontes nutricionais em um espaço muito curto de tempo.

Dietas rápidas e os efeitos colaterais

 

Desta forma, é muito frequente observar pessoas adeptas de dietas rápidas reclamando dos efeitos colaterais do corte drástico da alimentação. Ao decidir-se por seguir uma das diversas dietas rápidas propostas por revistas, blogs e afins hoje, a pessoa deve estar ciente dos desconfortos e dos riscos.

Nos primeiros dias, sintomas como dores de cabeça, distúrbios intestinais, halitose, fadiga, alterações no sono, além de irritação e estresse. Se mantidas por mais de 15 dias, as dietas rápidas podem, igualmente, desencadear danos aos rins e alterações no funcionamento do coração.

Ainda assim, se existe a necessidade de perder peso rapidamente para alguma ocasião especial, pontual, há um regime que promete realmente diminuir medidas. Da mesma forma que as demais, tais dietas também não devem ser levadas a cabo por mais de uma quinzena. Confira:

Dieta da USP

 

A Universidade de São Paulo não confirma que tenha sido elaborado por seus especialistas, contudo, o regime é um método adotado por muitas mulheres, que garantem que realmente dá resultados. A dieta da USP consiste basicamente no consumo de ovos, presunto e café. Veja:

Dia 1:

Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante
Almoço: dois ovos cozidos com salada de agrião, chicória ou alface

Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade

Dia 2:

Manhã: Café com biscoitos cream-crakers
Almoço: Um bife grande com salada de frutas a vontade
Jantar: Presunto à vontade

Dia 3:

Manhã: Café com biscoitos cream-crakers
Almoço: Dois ovos cozidos, salada de vagem e duas torradas
Jantar: presunto e salada

Dia 4:

Manhã: Café com biscoitos
Almoço: Um ovo cozido, uma cenoura e queijo minas à vontade
Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Dia 5:

Manhã: Cenoura crua e café preto
Almoço: Frango grelhado à vontade
Jantar: dois ovos cozidos com cenoura

Dia 6:

Manhã: Café com biscoitos
Almoço: Filé de peixe com tomates à vontade
Jantar: Dois ovos cozidos com cenoura

Dia 7:

Manhã: Café com gotas de limão
Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.
Jantar: Neste dia pode-se comer o que quiser, á exceção de doces e bebidas alcoólicas

Observações: Após a primeira semana, recomece o ciclo por mais uma semana. No 15º dia, os hábitos alimentares anteriores devem ser retomados. Em duas semanas de dieta, é esperado que se percam 14 quilos. Durante o regime, água, chás e café preto podem ser consumidos em abundância.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima