Medicina Alternativa

Cálculos na vesícula: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

Os cálculos na vesícula são pequenos cristais, ou pedras, que se formam na vesícula biliar. Eles podem ser prevenidos com o hábito de tomar café da manhã todos os dias e com o consumo de alimentos como o espinafre. O tratamento deve ser orientado por um médico, mas remédios naturais e caseiros podem auxiliar nos casos mais simples.

Cálculos na Vesícula

Remédios caseiros estimulam a eliminação de pedras na vesícula. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre os cálculos na vesícula

 

Para compreender um pouco mais sobre os cálculos na vesícula, é preciso algumas explicações iniciais. A vesícula é um órgão bem pequeno, localizado abaixo do fígado, e cuja principal serventia é ser um local onde é armazenada a reserva de bile.

A bile é um composto que contém diversas substâncias, como colesterol, sais biliares, lecitina entre outros. Ela é liberada pelo fígado e serve principalmente para auxiliar a digestão das graxas que ingerimos no dia a dia.

Quando estamos com o estômago vazio, isto é, não há nenhum alimento para ser digerido, a bile fica depositada na vesícula, fazendo seu caminho natural quando for necessária. Porém, quando, por alguma inconsistência, há excesso de colesterol na bile, é possível que se formem alguns pequenos cristais.

São esses cristais que são conhecidos como cálculos na vesícula. Eles variam bastante de tamanho. Quando são muito grandes, podem inclusive bloquear as vias que ligam a vesícula aos outros órgãos, dificultando a passagem da bile e causando bastante dor e sintomas como cólicas intensas e náuseas ou vômitos.

Se você suspeita da existência de pedras na vesícula, o ideal é buscar um profissional que possa dar a correta orientação. Em alguns casos mais severos ele pode até recomendar uma intervenção cirúrgica. Em outros, mais brandos, é possível até que os cristais sejam eliminados naturalmente. Nessa última hipótese, você pode recorrer a remédios caseiros para acelerar a eliminação dos cálculos na vesícula.

 

Remédios caseiros para eliminar cálculos na vesícula

 

Beterraba

A beterraba, assim como a alcachofra, as folhas de dente de leão e o azeite de oliva, está entre os excelentes alimentos para melhorar o fluxo da bile. Por isso, incluí-los em sua dieta já é um ótimo começo, tanto para prevenir como para atacar os cálculos na vesícula.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria repleta de propriedades medicinais e por isso, não surpreende que traga benefícios também no caso de pedras na vesícula. Mais uma vez, o ideal é adicioná-la à sua dieta, como um tempero em seus pratos favoritos, mas é possível comprar em lojas de produtos naturais alguns suplementos feitos especificamente dela e tomá-los junto com a refeição.

Óleo essencial de camomila

O óleo de camomila possui propriedades calmantes e antiespasmódicas, perfeitas para o alivio da dor. Caso os cálculos na vesícula estejam causando esse sintoma de forma bastante intensa, você pode diluir esse óleo em algum outro e, com essa mistura, fazer uma massagem no local afetado. O alívio virá em alguns instantes.

Boldo

O boldo é cheio de propriedades medicinais, e uma delas estimula a produção e, por consequência, a expulsão da bile da vesícula. É um remédio natural ótimo tanto para a prevenção quanto para o tratamento do problema. Basta fazer uma infusão com uma colher de folhas secas de boldo por copo de água, e ingeri-la por, no máximo, quatro semanas. Os resultados devem aparecer logo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!