Receitas

Chá de carqueja: para que serve

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

O chá de carqueja é um excelente emagrecedor, pois funciona como laxante e ajuda na quebra das gorduras durante a parte da digestão feita no intestino. É também um poderoso antitérmico e contribui para o controle da glicose no sangue, pessoas com diabetes, no entanto, precisam de aval de um médico para consumir o chá.

chá de carqueja

Planta atua na prevenção de doenças e na auxílio da perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

Seus benefícios se dão, principalmente, pelos compostos flavóides, saponinas, flavonas e fenólicos. O chá de carqueja tem gosto forte e amargo e, por isso, muita gente deixa de consumi-lo. Esta planta também é conhecida no Brasil como piguapé, bacanta, bacárida, cacália, condamina ou vassoura.

Propriedades medicinais do chá de carqueja

 

De fácil adaptação aos terrenos, é por vezes considerada daninha. A planta inteira da carqueja pode ser usada no preparo do chá puro de carqueja, ou ainda misturada com outras plantas medicinais.

O chá de carqueja é muito consumido por quem está buscando emagrecer, já que tem função laxante. Mas as propriedades medicinais desta planta vão além. Ele pode ser usado para o tratamento de várias doenças, como as digestivas e intestinais, por exemplo.

O chá também ajuda a desintoxicar o fígado, a combater inflamações e tem propriedades antianêmica, antiasmática, antibiótica, anti-reumática, sudorífica e vermífuga. O chá de carqueja também pode ser usado em casos de Doença de Chagas e da esquistossomose. O uso do chá para o tratamento dessas doenças, no entanto, deve ser indicado por um médico.

Como fazer chá de carqueja de forma correta

 

Para obter todos os benefícios do chá de carqueja é preciso prepará-lo de maneira adequada. O ideal é usar a folha da planta e não o chá de caixinha, pois assim as propriedades da planta conseguem ser mantidas de forma integral.

Para preparar um chá perfeito ferva meio litro de água e despeje sobre três folhas picadas de carqueja. Abafe o chá por uns 5 minutos, coe e beba em seguida, ainda quente. Como o chá de carqueja é amargo, você pode querer adoçá-lo. Prefira mel ao açúcar, pois é mais natural. Beba no máximo três xícaras por dia, pois se não o chá pode causar efeitos colaterais.

Contraindicações

 

O chá de carqueja não deve ser consumido por mulheres grávidas, pois pode agir como abortivo, já que ele age diretamente no útero. Esta planta também não deve ser usada em preparos de chá para lactantes, ou seja, mulheres em fase de amamentação, porque a produção de leite pode ser alterada e o bebê ter contato com substâncias muito fortes para a idade deles.

O chá de carqueja também não deve ser consumido por pessoas que sejam hipertensas ou que tenham diabetes, mesmo que a planta tenha capacidade de controlar a glicose, já comprovado cientificamente.

Quando consumido de forma excessiva, o chá de carqueja também pode alterar a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e prejudicar o funcionamento adequado do sistema imunológico. O uso contínuo do chá também pode provocar hipotensão. O chá deve ser consumido por crianças maiores de 12 anos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima