Receitas

Veja 4 receitas de molhos para saladas pouco calóricos

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

Pouco carboidrato, alguma proteína e muita salada é o segredo da maioria das dietas que realmente trazem resultados. Ter uma refeição recheada de folhas e verduras coloridas é uma excelente forma de perder peso e manter a saúde. Uma dica importante é cuidar dos molhos para saladas, que não precisam ser calóricos.

molhos para saladas

Incremente as saladas sem prejudicar o esforço para perder peso. Foto: iStock, Getty Images

Molhos para saladas podem ser vilões

 

Pois de nada adianta, porém, apostar no consumo massivo de alface, rúcula, tomate e cenoura, por exemplo, se os molhos para saladas utilizados forem calóricos.

Dentre os molhos para saladas mais prejudiciais estão o rose (composto de maionese, ketchup e conhaque); o oriental (que leva molho shoyu, azeite de oliva e gengibre) e o caesar (que contém molho inglês, creme de leite, queijo ralado e aliche).

Em resumo, os adereços a serem banidos do cardápio de quem realmente quer investir numa dieta mais saudável são os preparos prontos.

Se, destarte, a intenção é ingerir vegetais crus em profusão para otimizar a absorção de nutrientes pelo metabolismo e manter um peso adequado, a recomendação é que os molhos para saladas sejam produzidos em casa, com um pouco de paciência, mas com muita certeza de que o que complementa o prato não ultrapassa os limites calóricos desejados.

Aprenda molhos para saladas light

 

Conheça alguns molhos para saladas que, além de saborosos, não devem interferir no seu regime:

1. Molho com iogurte

Trata-se de um dos molhos para saladas mais leves e apreciados. Concentra apenas quatro calorias em cada colher de sopa.

Ingredientes:

Uma colher de sopa de azeite; uma colher de chá de cebola picada uma colher de sopa de vinagre de maçã; um copo de iogurte desnatado; uma colher de chá de maionese light; uma xícara de chá de salsa e outra de cebolinha.

Modo de Preparo:

Basta bater todos o ingredientes no liquidificador.

2. Molho de Salada Caprese

Uma colher de sopa abriga nove calorias.

Ingredientes:

Uma colher de chá de água; uma colher de sopa de azeite; uma gota de adoçante, algumas pitadas de sal, pimenta-branca a gosto; três colheres de sopa de vinagre balsâmico.

Modo de Preparo:

Misture, primeiramente, o vinagre ao azeite em um recipiente de plástico ou vidro. Em seguida, adicione os demais ingredientes, mexendo bem.

3. Molho Italiano Light

Esta opção possui em torno de 10 calorias em cada colher de sopa.

Ingredientes:

Uma xícara de chá de extrato de tomate, uma colher de sopa de vinagre branco, um dente alho cortado em pequenos pedações, duas colheres de chá de orégano, duas colheres de sopa de pimenta-do-reino; duas colheres de sopa de cheiro-verde picado; duas colheres de sopa de aipo picado.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela. Cozinhe-os em fogo médio. (Aguarde ferver até começar a engrossar. Desligue o fogo. Espere esfriar e sirva.

4. Molho de Queijo Light

Bem menos calórica que as versões industrializadas, esta alternativa pode temperar saladas vez ou outra na semana.

Ingredientes:

Duas colheres de queijo parmesão ralado; uma pitada de pimenta-do-reino; uma colher de amido de milho dissolvido em duas colheres de sopa de leite desnatado; uma pitada de noz-moscada, uma xícara de leite desnatado.

Modo de Preparo:

Disponha todos os produtos em um recipiente de vidro ou plástico, misturando-os.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima