Remédios Caseiros

Calêndula: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

De origem europeia, também conhecida como margarida dourada e bem-me-quer-mal-me-quer, a calêndula é uma planta pequena, que atinge até 1 m de altura, e é muito cultivada em jardins, devido a suas flores vermelhas e alaranjadas. Além de sua beleza, ela possui propriedades medicinais como ação anti-inflamatória, antifúngica, cicatrizante e analgésica. Aprenda a preparar remédios caseiros desse produto natural para aproveitar seus benefícios.

calêndula

A calêndula, com sua ação bactericida, traz uma série de benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros com calêndula

 

1.Acne

Provocada pelo contato do óleo produzido pela pele com as células mortas ali presentes, que obstruem os poros e provocam lesões inchadas, avermelhadas e com pus, a acne pode ser combatida com um creme caseiro à base de calêndula.

Bactericida, adstringente e anti-inflamatória, ela acaba com o problema ao mesmo tempo em que tonifica e limpa a derme. Separe 30 g de pétalas secas da planta, 80 ml de água, 70 g de glicerina e cera emulsificante.

Comece derretendo 150 g da cera emulsificante em banho maria. Depois, adicione nessa mistura a glicerina, a água e a calêndula. Vá mexendo e deixe ferver por cerca de três horas. Coe a pasta e continue mexendo até que ela esfrie.

Feito isso, coloque o creme em um frasco com tampa e guarde na geladeira. Aplique esse creme na área afetada pela acne duas vezes ao dia, permitindo que a pele o absorva. Essa mesma solução pode ser usada para tratar cravos, verrugas, brotoejas, furúnculos e demais feridas da derme.

2.Gastrite

A inflamação do revestimento do estômago, denominada gastrite, causa queimação, azia, náuseas e dores abdominais. A calêndula age acalmando o processo inflamatório e as dores. Basta preparar um chá da flor utilizando duas colheres (sopa) de flores e uma xícara de água.

Ferva a água, misture com as flores e deixe o conteúdo tapado, descansando por cinco minutos. Depois é só coar e consumir duas vezes ao dia. Beba meia xícara do chá pela manhã e deixe a outra metade para a noite.

3.Queimaduras

A ação cicatrizante, antibacteriana e anti-inflamatória da calêndula a torna muito indicada para o tratamento de queimaduras de pele, sejam devido ao sol ou não. Prepare uma pomada com 70 g de flores da planta fresca ou 35 g de flores secas, e 200 g de vaselina.

Leve a vaselina ao fogo baixo e vá mexendo até aquecer. Em seguida, adicione as flores. Continue mexendo até a fervura. Desligue e coe com o auxílio de um pano fino. Espere esfriar e sua pomada estará pronta para aplicação até que a mancha desapareça.

4.Candidíase vaginal

A candidíase é uma inflamação originada da proliferação de um fungo chamado Candida albicans. Na vagina, esse fungo causa irritação, corrimento e muita coceira. A calêndula age direto na eliminação do fungo. Misture um copo de água, 10 gotas de própolis sem álcool, uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e 10 gotas de tintura da planta.

Com o auxílio de uma seringa sem agulha, injete esse líquido na vagina. Com o restante da mistura, lave a parte externa da vagina. Faça isso por três dias consecutivos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!