Clínica Geral

Dores no pescoço podem ser um sinal de estresse e ansiedade

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Você já deve ter dormido alguma noite de mal jeito e, depois, acordou sentindo dores no pescoço durante o dia, certo? Pois bem, esses são os famosos torcicolos, espasmos ou contraturas na musculatura da região do pescoço.

Porém, se você anda sentindo essa dor incômoda constantemente, pode ser um sinal de transtornos como estresse ou ansiedade.

dores no pescoço

Pescoço é uma das regiões que sofrem com disfunções causadas pelo estresse. Foto: iStock, Getty Images

Tudo pode começar pelo estresse

 

Geralmente essa palavra está associada à situações em que as pessoas estão muito irritadas ou cansadas. Na verdade, o estresse é um mecanismo de defesa fisiológica. Em situações de perigo, o corpo libera mediadores químicos (o mais conhecido é a adrenalina) que ajuda a ficar alerta, mais ágil para reagir à iminência de situações de risco.

Para os nossos ancestrais, o estresse foi fundamental para a sobrevivência. Hoje, pessoas como esportistas, especialmente os pilotos de automobilismo, estão bem adaptadas a esses estímulos.

Contudo, diversos problemas (com família, trabalho, estudos, etc…) podem liberar o estresse em pequenos picos, mas em diversas vezes durante o dia. É nesse momento, que o estímulo se torna prejudicial.

O estresse acarreta consequências danosas ao organismo porque o corpo não está “adaptado” para funcionar de maneira constante sob os efeitos desse estímulo.

Utilizando uma metáfora, é como se programasse um computador para que tenha um desempenho maior do que ele foi projetado para suportar. Se o PC está funcionando sob essa condição, com o tempo podem ocorrer problemas como o superaquecimento de algumas peças.

Seguindo essa lógica, o aumento da pressão arterial e do ritmo dos batimentos cardíacos provocados pelo estresse constante, podem desencadear diversas complicações para o organismo, como o cansaço excessivo a curto prazo e doenças crônicas a longo prazo.

 

Sob estresse, nossos músculos ficam mais tensos, e a permanência dessa condição é que provoca essa dorzinha desagradável.

Relação da ansiedade e dores no pescoço

 

É tão comum e natural quanto o estresse e tem objetivo parecido: estimular a ação do indivíduo. Contudo, a principal diferença para a ansiedade é que está mais associada a estados psíquicos do que corporais.

Por isso, quando a ansiedade é excessiva, pode provocar efeito contrário ao seu papel: fazer com que o indivíduo fique paralisado por causa de medo, insegurança e demais estados psicológicos desencadeados de maneira aguda. Além disso, eleva a taxa de estresse. E como resultado, mais tensão muscular, que pode provocar dores no pescoço.

Outras causas de dores no pescoço

 

Além de estresse e ansiedade, existe uma infinita variedade de causas possíveis para dores no pescoço. Na maioria dos casos, a origem desse incômodo está relacionada a ferimentos ou a tensões nos músculos do pescoço. De maneira mais rara, pode ser sintoma de infecções ou tumores.

Doenças degenerativas e inflamatórias como a osteoartrite (ou osteoartrose) e artrite reumatóide também podem causar dores no pescoço.

Se as dores no pescoço forem contínuas, muito agudas, se irradiarem para outras partes do corpo ou estarem acompanhadas de outros desconfortos (como de dores de cabeça, dormência, formigamento ou fraqueza), procure o quanto antes um médico para identificar a causa precisa desses sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!