Remédios Caseiros

Manjericão: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

O manjericão é uma planta de folhas enrugadas e ovaladas, que pode chegar a até 50 centímetros de altura e também é conhecida como alfavaca, basilicão, erva-real. Possui flores brancas arroxeadas em sua parte superior. Muito usado na gastronomia, como tempero, ele também possui propriedades medicinais, como ação vermífuga, digestiva, antibacteriana e adstringente, que podem ser aproveitadas em remédios caseiros. Aprenda as principais utilidades curativas dessa erva e passe a usufruí-las.

manjericão

Além de tempero delicioso, manjericão tem propriedaes medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Melhores remédios caseiros com manjericão

 

1.Gripe

Rico em vitamina C, o manjericão previne as infecções que causam a tosse e a dor de garganta, comuns da gripe, além de diminuir o muco característico da bronquite. Prepare o chá dessa erva usando 10 folhas da planta em uma xícara de água.

Comece fervendo a água durante cinco minutos. Depois, faça uma infusão, colocando a água fervente sobre as folhas da erva-real. Deixe descansando por mais 10 minutos, espere amornar, coe e beba duas xícaras por dia.

2.Picadas de inseto

Irritação, coceira e inchaço são algumas das consequências das picadas de inseto. Antimicrobiano, adstringente e anti-inflamatório, o manjericão deve ser usado em forma de pasta caseira. Sua propriedade cicatrizante ainda livra a pele de marcas permanentes.

Separe seis folhas da planta e um recipiente pequeno. Coloque as folhas no recipiente e amasse-as até extrair todo seu líquido. Em seguida, aplique o conteúdo sobre a área da pele atingida pela picada. A substância aromática extraída ainda alivia a coceira.

3.Coração

O manjericão contém antioxidantes que diminuem o nível do colesterol ruim que pode gerar o acúmulo de gordura nas artérias. Ele também melhora o fluxo sanguíneo e a flexibilidade dos vasos sanguíneos, graças à quantidade de magnésio que possui.

Sua vitamina A ainda impede a oxidação do sangue. Ferva uma xícara de água com quatro folhas da planta durante cinco minutos. Depois, coe e tome, ainda quente, todos os dias.

4.Queda de cabelo

Mudanças hormonais e no metabolismo são alguns dos motivos que podem estar por trás da queda de cabelo. Para evitar a calvície precoce, prepare uma loção à base de manjericão. Comece separando 150 g da erva e 250 ml de água.

Leve os ingredientes ao fogo e ferva durante cinco minutos. Depois, desligue e deixe o líquido parado por meia hora. Coe e guarde dentro de um pulverizador. Aplique no couro cabeludo diariamente, massageando suavemente.

5.Dor de dente

Antiespasmódico e anti-inflamatório, o manjericão é eficaz contra a incômoda dor de dente, aliviando a dor e a inflamação na gengiva. Sua ação adstringente e antibacteriana ainda combate o mau hálito. Basta mastigar algumas folhas da erva duas vezes ao dia, ou sempre que achar necessário.

6.Memória

Fonte de corticosterona, essa erva melhora a memória, permitindo que mais informações sejam retidas pelo cérebro. Também diminui os danos cerebrais, estimulando a circulação cerebral; alivia o estresse e fortalece o sistema nervoso. Prepare uma infusão com as folhas da planta e água fervente e consuma duas vezes ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!