Clínica Geral

Problemas de coluna: identifique os sinais de alerta

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Problemas de coluna são muito comuns. Estima-se que no Brasil cerca de 80% das pessoas convivem ou conviveram com dor na coluna. Essa parte do corpo pode ser alvo desde pequenos desconfortos até lesões gravíssimas. Então, é importante ficar atento aos sinais que o nosso corpo pode dar.

problemas na coluna

Problemas na coluna se manifestam por dores específicas e que exigem atenção. Foto: iStock, Getty Images

Dores que caracterizam problemas de coluna

Saber identificar o tipo de dor nas costas pode ajudar muito no diagnóstico e tratamento do problema. Por isso, preste atenção a esses sinais:

Dor de cabeça

De 15% a 20% das dores de cabeça são originadas na coluna. Chamada de cefaleia cervicogênica, essa doença é provocada por uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical. Se você sentir uma dor unilateral na altura dos olhos e na região lateral e posterior da cabeça, pode ser que sofra dessa doença.

Pernas

Olhe para os seus calçados. Se apresentam algum desgaste irregular das solas, pode ser um sinal de que tem alguma coisa errada com a sua postura, como escoliose e até disfunções nos ossos da bacia. Para ter certeza se o jeito de pisar tem relação com problemas de coluna, pode ser feito o exame de barapodometria.

Pescoço

Dores concentradas na região da base do pescoço podem indicar um quadro de cervicalgia. Pessoas que trabalham muito tempo inclinadas em frente à tela do computador são quem mais sofrem com esses problemas de coluna. Ações como corrigir a altura da tela do PC e praticar exercícios físicos ajudam a eliminar esse incômodo.

Ombros e braços

Dores de coluna podem irradiar para os braços. Isso ocorre quando se carrega bolsas pesadas sempre com a alça pendurada no mesmo ombro. Essa situação pode provocar alterações no corpo (ombros em alturas diferentes e flancos assimétricos).

Para evitar isso, a dica é utilizar mochilas e carregar pesos que não correspondam mais que 10% do seu peso corporal.

 

 

Conheça os principais problemas de coluna

 

A coluna pode desenvolver disfunções das mais diversas ordens. Conhecer parte dos problemas de coluna é um passo importante para evitar o agravamento.

Hipercifose

É um desvio da coluna caracterizado pelas costas arqueadas, tórax retraído e ombros projetados para frente. Essa patologia está associada a pessoas introspectivas e altas, pois tendem a projetar a cabeça para baixo.

Hiperlordose

É um desvio de coluna na região da bacia. Geralmente, seu surgimento está associado à má postura.

Escoliose

É o desvio da coluna para um dos lados. Essa deformidade surge por causa da má postura corporal por tempo prolongado.

Hérnia de disco

Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel constituídas por tecido cartilaginoso e elástico que possuem função de evitar o atrito entre uma vértebra e outra. A hérnia de disco ocorre quando alguma dessas “proteções” sofre um desgaste excessivo e comprime as raízes nervosas.

Quem tem essa patologia sofre dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos. Pré-disposições genéticas e carregar muito peso estão entre as causas desse problema.

Osteofitose (bico de papagaio)

É causada pelo crescimento anormal do tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras somado ao desgaste do disco vertebral. Assim como o anterior, esse problema também afeta as raízes nervosas e os movimentos. Na maioria dos casos, esses problemas de coluna estão associados à idade avançada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!