O cipó-mil-homens – ou jarrinha, buta, papo-de-peru ou cassaú, como também é chamada esta planta de mais de 50 espécies -, é uma trepadeira nativa do Brasil, que cresce enroscada em árvores vizinhas. Possui caules com sulcos revestidos de casca espessa e folhas em forma de coração ou semelhantes a um rim.
As flores são de coloração amarelo-clara e muito grandes. O fruto é constituído por cápsulas de 10 centímetros de comprimento. Esta planta é muito encontrada nas matas brasileiras e, em cada região, há uma predominância de determinada espécie. Não só no Brasil é utilizada como planta medicinal, mas em toda a América do Sul.
Cipó-mil-homens salvou a vida de operários
Já com relação ao curioso nome da trepadeira, ele não foi dado a esta planta pela sua semelhança a mil homens, mas, pelo sanitarista Carlos Chagas, que batizou-a assim depois de usá-la para tratar milhares de operários das ferrovias, que foram contaminados por malária.
O cipó-mil-homens tem propriedades medicinais fortíssimas. Seus princípios ativos são: óleo essencial, alcaloides, flavonóides glicossídeos e taninos.
Entre as indicações do uso do cipó-mil-homens, estão: asma, febre, problemas gástricos, diarreia, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, pruridos, flatulências, cólicas, problemas nos rins, fígado e coração, picada de cobra, vermes, vírus resistentes, sífilis, depressão, nevralgia, má digestão, entre outros.
Como usar o cipó-mil-homens
Há duas formas de utilizar a planta em tratamentos. Uma delas é por meio de chá, com infusões feitas com duas colheres (sopa) da erva em um litro de água fervente. Tape a mistura e mantenha em infusão por 15 minutos. Beba no máximo três xícaras do chá por dia, preferencialmente 30 minutos antes das refeições.
Outra forma do uso do cipó-mil-homens é o chá com argila. Diz a crença popular que esta fórmula pode ser aplicada como tratamento alternativo e complementar a contra tumores, cistos, miomas e até câncer.
Há quem garanta que, aplicando corretamente, 3 horas por dia ou durante toda a noite, de 15 a 25 dias o problema será eliminado. Para preparar, basta misturar o chá da infusão com algumas colheres de argila até que se forme uma pasta, que deve ser aplicada, externamente, no lugar da enfermidade, com uma espessura média de 0,5 a 1 centímetro.
Cipó-mil-homens ajuda a emagrecer
O consumo chá desta planta auxilia também no processo de emagrecimento, uma vez que suas propriedades diuráticas auxiliam na eliminação dos líquidos, evitando a retenção e inchaço. A planta triturada e seca pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.
A planta, entretanto, também possui contraindicações, o que faz com que seu consumo seja feito com bastante cautela. Por ser abortiva, não deve ser usada por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou ainda em período menstrual, pois tende a aumentar o fluxo.
Também é altamente tóxica, portanto, seu uso não deve ser prolongado e também não deve ser feito sem acompanhamento médico. Obesos não devem fazer uso da planta já que ela aumenta o apetite. Convalescentes de problemas no fígado ou hipertensão também devem evitar o consumo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!