Remédios Caseiros

Mão de Deus: conheça seus benefícios dessa erva à saúde

Por Redação Doutíssima 18/01/2015

Também conhecida no Brasil como minigirassol ou margaridão, a mão de deus – uma planta herbácea com resultados surpreendentes no tratamento de várias doenças -, tem sido bastante usada na medicina popular. No Brasil pode ser encontrada em terrenos baldios e ao longo de rodovias.

É considerada planta invasora, e por seu porte arbustivo, tem um uso um pouco diferente de outras floríferas de jardim. Em diversos países também é utilizada para a alimentação do gado, ovelhas e cabras, como complemento nutricional.

mão de deus

Uma erva que é um santo remédio! Foto: iStock, Getty Images

Mão de deus no tratamento do alcoolismo

 

A mão de deus é um arbusto perene, vigoroso, ereto e ramificado, que pode atingir até 3 metros de altura. Arbustiva e forrageira é muito usada em cercas vivas. As folhas podem ser inteiras ou com recortes. As flores são amarelas e lembram margaridas, mas também girassóis. Se propaga por meio da brotação de ramos, sementes e estacas.

Seus principais benefícios estão no alívio que proporciona na síndrome de abstinência em doentes de alcoolismo, dependentes químicos e fumantes. Pesquisas apontam que os pacientes que usam a planta se sentem enjoados ao pensar em seus vícios e muitos dos pacientes que usaram esta planta em seus tratamentos conseguiram abandonar o vício.

A forma mais utilizada da planta é o chá das suas folhas poderosas. O chá de mão de deus pode ser feito a partir da mistura de 2 colheres (sopa) das folhas trituradas para um litro de água.

Mantenha em fervura por 4 a 5 minutos e depois mantenha em infusão, tapado, por 10 minutos. A posologia é de até três xícaras ao dia, gelado ou em temperatura ambiente.

Outras aplicações do chá de mão de deus é no combate a diarreias, dores de cabeça, malária, ascaridíase, febre e hepatite. Estudos recentes também apontam propriedades terapêuticas da planta no combate à diabetes (incluindo o tipo 2 da doença), e extratos da erva com benefícios contra o HIV.

Os extratos das folhas ainda podem ser usados para tratar hematomas e ferimentos. Contusões são tratadas com um extrato feito a partir da maceração das folhas com álcool.

Para o uso no tratamento da diabetes colhe-se umas 15 folhas da planta e tritura-se no liquidificador com um pouco de água, esprema o sumo coando em um pano bem limpo e coloque mais água. Esprema novamente até alcançar um líquido bem claro. Guarde a bebida em local fresco e protegido do sol. O líquido deve ser tomado três vezes ao dia, meio copo.

Para o uso da mão de deus em tratamento para dependentes químicos, do álcool ou fumo, deve-se secar as folhas e triturá-las até que se transformem em pó. Depois de peneirado, deve ser guardado em vidros protegido da luz solar.

Este pó deve ser colocado na ponta da língua, em pequenas pitadas, no momento em que sentir maior vontade de usar as drogas. O uso não deve ultrapassar seis vezes ao dia.

Entretanto, o tratamento deve ser feito com cautela e não em períodos prolongados. Estudos toxicológicos recentes em ratos apontam que o uso oral e prolongado das folhas provoca lesões nos rins e no fígado. Por isso, estão se ampliando os estudos sobre a toxidade desta planta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!