Guia dos Dentes

Veja 5 dicas para clarear os dentes e conquiste o sorriso dos sonhos

Por Redação Doutíssima 18/01/2015

Clarear os dentes é o sonho de muito gente, mas o alto custo que envolve os procedimentos estéticos acaba por afastar a maioria das pessoas dos consultórios odontológicos. A boa notícia é que algumas soluções caseiras podem ajudar a deixar os dentes mais brancos.

Prevenção antes de clarear os dentes

 

Antes de você sair buscando técnicas para clarear os dentes em casa, tenha certeza que não tem nenhuma cárie ou problema na arcada dentária. Tomar essas precauções são importantes, pois a aplicação de produtos sem orientação de um dentista pode piorar problemas já existentes.

clarear os dentes

Dentes claros podem ser alcançados seguindo dicas simples. Foto: iStock, Getty Images

Se você quer dentes brancos, fique longe do café, do vinho e do cigarro. Além deles, refrigerantes e alimentos com corantes também estão entre os principais causadores pelo escurecimento dos dentes ou de manchas amareladas.

Nossos dentes são muito sensíveis. Agentes externos são capazes de interferir na cor dos nossos dentes de maneira muito agressiva. Por isso, ao iniciar qualquer técnica para clarear dentes, seja ela caseira ou não, evite consumir estes alimentos.

5 dicas para clarear os dentes em casa

 

1. O primeiro passo

Nenhuma técnica para clarear os dentes terá resultados se você não escovar os dentes. O recomendado é fazer a escovação, ao menos, três vezes ao dia ou longo após ingerir algum alimento. Siga isso à risca e você verá que só com pasta e escova de dente você já conseguirá o efeito branquinho em seus dentes.

 

2. Passe longe dos corantes

Alimentos com corantes são como arco-íris para os dentes, então fique longe deles. Chás, principalmente aqueles com cafeína, e sucos industrializados também ajudam a escurecer os dentes. Se você quer clarear os dentes, fique longe desses alimentos.

3. Pasta caseira

 

Faça uma pasta caseira com duas colheres de bicarbonato de sódio, um quarto de colher de gengibre e três gotas de essência de menta – a essência é opcional. Escove os dentes duas vezes por semana com a solução. Caso perceba que aumentou a sensibilidade ao usar essa técnica, suspenda o uso imediatamente.

 

4. Use as frutas a seu favor

 

Você pode fazer bochechos de água com limão, três vezes por semana ou ainda esfregar casca de laranja ou banana nos dentes – ambas têm substâncias que agem como clareadoras quando aplicadas nos dentes.

Mas as duas técnicas envolvendo essas três frutas exigem cuidados. Durante o tratamento, não coma alimentos com corantes nem café ou refrigerantes, se não você obterá o efeito contrário.

Outra fruta que pode ser usada para clarear os dentes é o morango. Amasse alguns morangos junto ao creme dental e escove os dentes de duas a três vezes por semana.

5. Esqueça a água oxigenada

Essa dica não é só para clarear os dentes, mas sim para ter cuidados gerais. Muitas pessoas falam que água oxigenada clareia os dentes, mas isso é um mito e que envolve sérios riscos. Se ingerida, a água oxigenada pode causar reações alérgicas no trato digestivo. Por isso, evite usá-la.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!