Remédios Caseiros

Acelga: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

Hortaliça originária da região do Mar Mediterrâneo, a acelga é uma planta de pequeno porte, com longos talos rígidos de coloração diversa. Suas raízes são grossas, cheias de nutrientes, e, assim como as folhas, podem ser consumidas. Possui sabor marcante e é rica em propriedades medicinais, além de ser considerada um dos alimentos mais saudáveis do planeta.

A acelga é uma hortaliça semelhante à alface, e conhecida como beterraba branca. Há variedades, branca e verde-escura. Ambas apresentam proteínas, carboidratos e fibras e, cruas, são ricas em vitaminas A, B3 e C e K, e por isso, pesquisas indicam sua eficiência no auxílio à formação do esmalte dos dentes. Podem ser consumidas em saladas, cozidos e sopas.

Acelga

Semelhante à alface, esta hortaliça pode ser usada em saladas, cozidos e sopas. Foto: iStock, Getty Images

Acelga deve ser fervida antes do consumo

A planta também é rica em água, sais minerais sódio, magnésio, potássio e ferro, entretanto, possui muito ácido oxálico, que em grandes quantidades retarda a absorção desses nutrientes. Por isso, é interessante ferver a hortaliça antes de comer.

Mas a acelga não serve apenas para a alimentação. É também uma planta muito eficaz no tratamento de doenças, seja por meio da introdução na dieta, ou como tratamento em curas alternativas.

Entre seus benefícios, está a regulação do açúcar no sangue, por conta do ácido siríngico e fibra. Faz bem também para a saúde óssea, pois é uma excelente fonte de cálcio. Previne o câncer, graças à presença da fibra, clorofila, fitoquímicos e outros pigmentos vegetais. É boa para a saúde do cérebro, por conta da vitamina K presente na sua composição.

A acelga ainda mantém o sangue saudável, pois é rica em ferro, essencial para a saúde do sistema circulatório e prevenção da anemia. É rica em biotina, uma vitamina importante para o crescimento e força do cabelo. E ainda faz bem para a saúde ocular. Uma xícara de acelga contém 9.276 mcg de luteína, antioxidante essencial para a saúde dos olhos.

Para uso medicinal, são várias as formas de tratamento. Para inflamações, dores estomacais, e intestino desregulado, recomenda-se tomar um copo do suco da acelga misturado com limão.

Cataplasmas das folhas maceradas podem ser usados externamente em tratamentos de hemorroidas, cicatrizes e queimaduras.

Acelga para fortalecer o estômago

O chá das raízes trituradas em decocção pode amenizar sintomas de febre. Para isso deixe ferver por cinco minutos uma colher de raízes trituradas com uma xícara de água. O uso da planta junto com limão serve para desinflamar os nervos (neurite), vigorizar o cérebro e fortalecer o estômago.

O suco de acelga e o suco de agrião dão ótimo resultado contra cálculos biliares. Deve-se tomar um copo por dia, em jejum. Meio copo de suco da planta com uma colher (sopa) de azeite de oliva é um ótimo remédio contra prisão de ventre.

A decocção das folhas pode ser consumida em tratamento para enemas, inflamações da bexiga, prisão de ventre, hemorroidas, enfermidades da pele, gastrite, diarreias sanguinolentas, colite catarral, tenesmo (evacuação dolorosa), enterocolite, febre tifoide.

Cataplasmas das folhas cozidas podem ser usados como emoliente em abcessos, furúnculos, queimaduras, feridas, úlceras e contusões.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!