Remédios Caseiros

Beldroega: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

beldroega é uma planta ornamental semelhante à Onze Horas. É considerada uma hortaliça, bastante cultivada na Europa e com grande incidência também no Brasil, Uruguai e Argentina. Nasce espontaneamente em jardins, hortas, terrenos baldios ou cultivados. É também conhecida como portulaca, porcelana e caaponga.

É uma erva carnuda, rasteira e ramosa, que mede de 10 a 30 cm de comprimento. Suas folhas são agrupadas nas extremidades dos ramos. Miúdas e terminais, as flores são hermafroditas. O fruto é seco.

Seu uso na culinária teve início na Europa, Ásia e México, onde era aproveitada em saladas e preparo de sopas e guisados. A beldroega é rica em substâncias como ômega 3, vitamina A, B, C, minerais como magnésio, cálcio, potássio, ferro e o pigmento carotenoide, que é responsável pela cor avermelhada do caule da planta. É rica em glicose, frutose e sacarose.

Beldroega

Planta ornamental também tem uso medicinal e culinário. Foto: iStock, Getty Images

Beldroega é de baixa caloria e gorduras

beldroega é um vegetal de baixa caloria e gorduras e rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais. As folhas frescas contêm mais omega-3 do que qualquer outra planta.

Estudos apontam que o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3 reduzem o risco de doença cardíaca coronária, e ajudam a evitar o desenvolvimento de TDAH, autismo e outras diferenças de desenvolvimento em crianças.

É uma excelente fonte de vitamina A, poderoso antioxidante natural essencial para a visão. O consumo de vegetais e frutas naturais ricos em vitamina A contribuem para a proteção do pulmão.

A planta tem propriedades e sabor semelhantes ao espinafre, embora seja quase desconhecida como verdura, e tem valor alimentar e terapêutico seja muito grande. Suas propriedades são diuréticas, emolientes, emenagogas, laxantes, vermífugas, antiescorbúticas, depurativas, antipiréticas, antibacterianas e antiinflamatórias.

As formas de utilização da beldroega 

O suco das folhas da beldroega é emoliente e resolutivo, e indicado para uso tópico sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas e queda de cabelo. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno). Também é um remédio eficaz nas afecções do fígado, bexiga e rins.

As sementes são usadas no combate aos vermes intestinais. Os talos e folhas da beldroega macerados, aplicados sobre queimaduras, aliviam a dor e também facilitam a cicatrização de feridas. A planta crua, como salada, é utilizada como mineralizante em casos de escorbuto e debilidade física.

Para afecções das vias urinárias, na lactação, inflamações oculares e amenorreia são usadas 2 colheres (sopa) da planta fresca para cada xícara de água. Mistura-se a planta com água fervente e deixa-se descansar em infusão, tapada, por 10 minutos. Tomar até 3 vezes ao dia.

Para icterícia usa-se 10 talos frescos, em infusão de 10 minutos na água fervente. Toma-se até três vezes ao dia. O suco da planta toda, fresca, pode ser usado tomando 1 colher de sopa de hora em hora contra azia e acidez estomacal. Também pode ser usado externamente nas afecções da pele.  

A fervura por 10 minutos de 10g de sementes são ótimo vermífugo.E para curar feridas e nevralgias usa-se o emplastro das folhas frescas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!