Receitas

Aprenda como fazer sopa de verão em receitas saborosas

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Um alimento já tradicional nos dias frios, pode também ser consumido também no verão. Conhecidas por aquecer no inverno, a sopa tem uma versão refrescante e menos calórica para a estação mais quente do ano. Aprenda a seguir como fazer sopa de verão.

 

Como é a sopa de verão

 

Essa receia contém ingredientes mais leves do que os das sopas quentes. Entre seus componentes, estão vários nutrientes que contribuem para o bom funcionamento de nosso organismo. Dessa forma, a receita ajuda também na inibição da insônia e na sensação de frescor e conforto.

 

As verduras e legumes presentes geram saciedade e inibem a fome por mais tempo, se tornando assim um aliado na dieta de muitas pessoas. Os efeitos antioxidantes e antibacterianos e o fortalecimento da imunidade natural do corpo são outras vantagens. É só aprender como fazer sopa e aproveitar.

 

Mas atenção: por ser um alimento mais leve, a sopa fria não deve substituir as principais refeições diárias, como o almoço e o jantar, mas sim complementá-las. Consumi-la no lugar de saladas ou frutas pode ser uma boa opção, principalmente para quem não gosta de comidas cruas.

como fazer sopa

Versões menos calóricas e refrescantes de sopa são ótimas para o verão. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer sopa de verão: alguns cuidados

 

Na hora de aprender como fazer sopa de verão, alguns cuidados devem ser tomados para que ela não perca seus valores nutricionais e calóricos. Evite utilizar temperos prontos ou colocar muito sal na receita, pois isso pode causar a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço das mãos e dos pés.

 

Grandes quantidades de legumes e verduras como o repolho, a brócolis ou a couve-flor devem ser evitados. Eles possuem substâncias que podem vir a causar desconfortos abdominais e gases constantes. Creme de leite, azeite, queijos brancos e outros produtos gorduroso devem ser usados com moderação.

 

Receita de sopa de verão

 

Ingredientes:

 

– 4 abobrinhas com casca picadas

– 2 pepinos com casca picados

– 3 dentes de alho amassados

– 2 colheres (sopa) de azeite

– 4 potes de iogurte natural

– ½ xícara de creme de leite

– Endro a gosto (ou outro tempero)

– Sal a gosto.

 

Modo de Preparo:

 

Refogue o alho no azeite, misturando posteriormente a abobrinha, o pepino e o endro. Espere a mistura secar, aquecendo-a por cerca de dez minutos em fogo brando. Feito isso, coloque-a no liquidificador e misture com o iogurte natural. Leve para a geladeira por uma hora e, após, acrescente o creme de leite.

 

Como fazer sopa de tomate com manjericão

 

Outra opção para você que quer saber como fazer sopa de verão é a sopa de tomate com manjericão. É de fácil preparo e fica muito saborosa.

 

Ingredientes:

 

– 500 gramas de tomate;

– Água;

– Manjericão;

– Sal.

 

Modo de Preparo:

 

Ferva o tomate picado com casca e semente em uma panela com água até que eles fiquem macios. Depois, bata o líquido no liquidificador com algumas folhas de manjericão até que a mistura fique homogênea ou no ponto de sua preferência. Adicione a quantidade de sal desejada e deixe esfriar.

 

Sirva com folhas de manjericão por cima da receita e um fio de óleo para dar gosto, mas não exagere na quantidade. Viu como é fácil aprender como fazer sopa de verão? Aproveite para se deliciar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!