Receitas

Conheça 3 receitas de torta de legumes

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Fonte de vitaminas, minerais e fibras, os legumes também possuem vitaminas A, C e as do complexo B. Além disso, são ricos em cálcio, ferro, potássio e magnésio. Uma das maneiras de consumir é por meio de uma deliciosa torta de legumes.

torta de legumes

Rica em nutrientes, a torta é uma opção leve e prática de preparar. Foto: iStock, Getty Images

Veja 3 opções de torta de legumes

 

Conheça a seguir três receitas de torta de legumes que irão colocar mais sabor na sua alimentação.

1. Receita de torta de legumes com pão

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola cortada em cubos

1 abobrinha cortada em cubos

1 lata de milho escorrida

Sal e pimenta a gosto

2 pães amanhecidos

4 ovos

2 xícaras (chá) de leite

Salsa picada a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a abobrinha e o milho. Tempere com o sal, pimenta e refogue até que os legumes fiquem al dente. Aqueça o forno a 200ºC. No liquidificador bata o pão, os ovos e o leite. Em um refratário untado com margarina ponha o refogado e, por cima, despeje a massa. Polvilhe a salsa e leve para assar até a torta dourar.

 

2. Receita de torta de legumes com trigo

Ingredientes:

250 g de trigo para quibe

2 colheres (sopa) de óleo

1 cebola picada

1 cenoura ralada

100 g de vagem picada

2 batatas cozidas e amassadas

Sal e pimenta a gosto

200 g de mussarela fatiada

Azeite para regar.

Modo de Preparo:

Deixe o trigo de molho na água por 20 minutos. Escorra e esprema para tirar o excesso de água. Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola, a cenoura e a vagem. Deixe esfriar um pouco. Misture o trigo e a batata. Tempere com o sal e a pimenta.

Em um refratário untado com margarina, coloque metade da massa, a mussarela e cubra com o restante da massa. Regue com o azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante 20 minutos.

 

3. Receita de torta de legumes aberta

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de manteiga gelada picada

3 colheres (sopa) de água gelada

2 abobrinhas

2 berinjelas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

3 colheres (sopa) de óleo

1 pimentão vermelho

1 colher (sopa) de manjericão.

Modo de Preparo:

Prepare a massa: misture a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga. Junte a água aos poucos, mexendo com um garfo até obter uma massa homogênea. Faça uma bola e a envolva em papel-alumínio. Deixe na geladeira por 30 minutos.

Prepare o recheio: corte a abobrinha e a berinjela em rodelas. Ponha no escorredor e polvilhe com sal. Deixe por 15 minutos. Lave, seque e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte o pimentão picado e cozinhe por 8 minutos. Tempere com sal, o manjericão e pimenta. Aqueça o forno.

Abra a massa em uma forma com 30 cm virada com o fundo para cima. Recheie mas deixe uma pequena borda. Dobre a borda sobre o recheio mantendo o centro livre. Pincele com uma gema e asse até dourar a torta de legumes.

 

Os benefícios da torta de legumes

 

Uma torta de legumes com alimentos variados auxilia no trânsito intestinal, ajuda a prevenir doenças e combate o envelhecimento. Os legumes são os principais repositores de vitaminas e e sais minerais das dietas destinadas a perda de peso ou para manter uma alimentação  saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima